MotoGP, Fabio Quartararo: “Não tenho pressa em assinar o novo contrato”

Por a 7 Março 2024 21:46

A Yamaha terá ficado aliviada ao ouvir o piloto Fabio Quartararo dizer que não tem um prazo fixo em mente para decidir o seu futuro no MotoGP em 2025. Mas o francês também indicou que estará aberto a ofertas de fabricantes rivais; “temos que ouvir todos.”

Quartararo está preparado para esperar e ver o resultado da última “fase” da reestruturação da Yamaha no MotoGP , centrada na contratação dos principais ex-engenheiros da Ducati, Marco Nicotra e Max Bartolini.

“Não, não há prazo. Ainda não há negociações adequadas com a Yamaha”, disse Quartararo na véspera da abertura da temporada no Qatar. “Acho que vou precisar de um pouco de tempo para ver também o projeto, a mentalidade da equipa, como está a ir com esses novos engenheiros. Neste momento, posso dizer que estão a dar passos… Mas acho que temos que ouvir todos.”

Quartararo entra na sua sexta temporada de MotoGP com a Yamaha, confiante de que o novo acesso a concessões técnicas também irá acelerar a recuperação da M1.

“Acho que é muito importante, especialmente ter muitas coisas que podemos mudar na moto. Poder testar mais durante a temporada será ótimo… até porque só temos duas motos. A maior mudança que tivemos durante o inverno foi a velocidade máxima. E estamos muito felizes com isso. Talvez numa volta não faça diferença, mas para lutar numa corrida acho que seria muito mais fácil preparar uma ultrapassagem ou estar mais próximo do piloto da frente.”

Sobre o GP do Qatar neste fim-de-semana, Quartararo refere que “há muitas áreas onde temos que melhorar. Também no ano passado, o ritmo foi sempre muito melhor do que numa volta lançada e sabemos o quão importante é estar na Q2 a partir da tarde de sexta-feira.”

“Existem algumas áreas como a eletrónica, a forma como usamos o pneu traseiro nas curvas, onde temos piorado a cada ano. Então temos que voltar um pouco como em 2019 ou 2021, quando a forma como pilotávamos era muito mais suave. Acho que precisamos de muito mais tempo para entender completamente o que precisamos.”

Como tal, Quartararo admite que é difícil saber quando a M1 estará pronta para vencer novamente.

“Bem, espero que o mais rápido possível. Mas é difícil prever quando a moto estará pronta. No ano passado não consegui ser melhor que terceiro. Então, espero que possamos lutar este ano pela vitória na ocasião em que sentirmos que podemos. Mas acho que temos que fazer isso passo a passo e não pensar já na vitória, mas tentar ficar entre os cinco primeiros.”

Fabio Quartararo terminou em sétimo na corrida do Qatar em novembro passado e foi 14º nas tabelas de tempos de testes recentes.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x