MotoGP, Fabio Quartararo: “A principal melhoria na Yamaha foi a mudança de mentalidade”
Fabio Quartararo diz que a mudança de mentalidade da Yamaha foi a maior melhoria que a marca japonesa de MotoGP fez em 2024.
A Yamaha está a meio de uma fase de reconstrução. Um novo sistema de concessões permitiu ao construtor atualizar continuamente o seu motor ao longo da campanha, com Quartararo a notar que a marca estava mais disposta a introduzir novas unidades assim que estivessem disponíveis.
Este facto rompeu com a abordagem tradicional da Yamaha – e dos fabricantes japoneses em geral – de apenas introduzir novas peças quando estas estivessem totalmente refinadas.
– “Claro que esperava que os ganhos de desempenho fossem um pouco mais rápidos, mas na primeira parte da época, mais do que a melhoria da moto, a forma como mudámos o trabalho foi muito importante para mudar a mentalidade. E também as concessões, penso eu, ajudaram. Quando um motor estava a funcionar, na corrida seguinte já o tínhamos. A primeira metade da época foi assim e na segunda metade penso que conseguimos dar um grande passo em algumas áreas, especialmente na eletrónica.”
Questionado pelo Crash.net se agora parece que a velha mentalidade da Yamaha está finalmente a desaparecer, o francês respondeu: “Sim. Quer dizer, pelo menos enquanto eu lá estiver vai ser assim. Por isso, vai seguir-se nos próximos anos porque sentimos que demos alguns pequenos passos em frente.”
O desenvolvimento das motos da Yamaha recebeu um impulso para 2025, com a parceria com a Pramac para colocar mais duas M1 de fábrica. Será a primeira vez que a Yamaha terá uma equipa satélite desde o final da temporada de 2022, quando a RNF mudou para a Aprilia.