MotoGP, Fabio Quartararo, 9º.: “Melhorámos algumas coisas mas ainda estamos longe”
Não vale a pena pôr água na fervura. Fabio Quartararo tem estado ao longo do fim de semana, claramente, uns furos abaixo do seu ‘normal’, inclusive distante do seu companheiro Franco Morbidelli que tem assumido na Argentina o papel de ‘team líder’ das Yamaha.
Esta tarde na Sprint Race, Fabio largou de P10, perdeu uma posição na primeira volta, mas recuperou-a na segunda volta ao traçado das Termas. O francês tinha apenas um objectivo: conseguir o máximo de pontos possível, e esse foi o seu móbil. A meia distância da curta corrida de 12 voltas, El Diablo fechou a brecha para o grupo de nove à sua frente. Uma volta mais tarde, ultrapassou Jorge Martin e após a queda de Aleix Espargaró, o número 20 ficou provisoriamente em oitavo lugar, acabando por terminar em nono, a 3.856s do vencedor.
“A minha qualificação não foi grande coisa, mas para ser honesto, não esperava ser tão rápido de imediato no Q1 no molhado. Mas assim que a pista começou a secar, tudo piorou. No Sprint não fiz um bom arranque. O ritmo não foi tão mau, mas falta-nos algo em algumas áreas, algumas curvas podem ser melhoradas. Vamos tentar melhorar para amanhã. A pista teve um pouco mais de aderência hoje, por isso senti-me melhor, e também mudámos algo na moto. Ficou ligeiramente melhor a aderência, mas podemos melhorar em algumas zonas de travagem. Espero que amanhã no Warm Up possamos ver se podemos melhorar isto.”
O resultado de hoje valeu a Quartararo o seu primeiro ponto no Sprint, colocando-o em 10º lugar na classificação geral com 9 pontos. A Monster Energy Yamaha MotoGP Team está em 6º lugar no campeonato de equipas com 17 pontos, e a Yamaha está em 4º no campeonato de construtores com 14 pontos. Nada está perdido, o campeonato ainda é longo, mas o francês não se deve atrasar, sob pena de chorar mais tarde por um arranque de temporada a ‘meio gás´.