Depois de receber os cumprimentos de um visitante muito especial na grelha de partida, o piloto de F1 Lando Norris, Fabio Quartararo (Yamaha) foi recuperando posições desde o último lugar, até que na luta com Luca Marini pelo 7º lugar colidiu com a Ducati da Mooney VR46, perdendo grande parte da nova carenagem que estreou em Silverstone.
A três voltas do final o piloto francês da Yamaha colidiu com Marini e a sua M1 ficou numa espécie de a configuração ‘naked’. Por isso Fabio foi obrigado a fazer uma troca tardia de moto, A troca para a segunda moto com pneus de chuva foi permitida devido ao início da chuva, teminando no último lugar pontuável.
“Para esta corrida utlizámos uma nova carenagem, um amortecedor e um braço oscilante diferentes. Nunca tinha testado uma moto com essa configuração, mas disse que tínhamos que experimentar. O principal era ver como a carenagem afeta o manuseamento da moto”, disse o piloto francês.
Feita a mudança para a segunda moto com pneus de chuva, a 3 voltas do final deu-se o incidente que arruinou por completo a sua prova, quando o francês numa travagem tardia embateu na moto de Marini, destruindo por completo a carenagem da M1. “Não foi nem um erro. Quando lutamos para ultrapassar um piloto, ficamos sempre muito, muito perto do limite. Infelizmente perdi toda a carenagem na colisão com o Marini, mas são coisas que podem acontecer.” Explicou Quartararo que largou para a corrida do último lugar da grelha, resultado de uma qualificação complicada.
“Subir de 22º para 7º foi ótimo e então aconteceu o que aconteceu. Foi difícil. Quando se está a ultrapassar um piloto e ele nos ultrapassa de volta na reta e olha para nós, é frustrante. Mas para mim foi a melhor corrida possível. Não terminamos na posição que queriamos mas o ritmo esteve lá”, disse o campeão mundial de 2021 tentando destacar os aspectos positivos na prova inglesa.
“Com tantas mudanças na moto, realmente não me senti melhor mas sim, consegui ultrapassar na corrida, embora correndo muito mais riscos vindo do último lugar na grelha. Vamos manter esta nova carenagem para a Áustria, que acho bem interessante. Vimos que o manuseamento não é mau e esperamos que o downforce também seja melhor.”
Além dos novos guarda-lamas, a nova carenagem da M1 também conta com os chamados “dutos downwash” no estilo Ducati, os difusores na região inferior da carenagem lateral, logo atrás da roda dianteira. Quartararo ainda não quis dar um veredito final sobre isso. “Acho que precisamos pilotar em mais pistas para realmente ver o benefício. Mas é verdade que não foi pior. Testamos três variantes de carenagem na pré-temporada e todas as três variantes eram claramente inferiores. Com esta carenagem parece pelo menos o mesmo, ou melhor.”