MotoGP, EUA, Treino: Martin arrasa em Austin, Oliveira 11º
Jorge Martin manteve Maverick Vinales afastado com um novo recorde de volta no primeiro dia do MotoGP das Américas de 2024 no COTA. Miguel Oliveira terminou a uma posição dos dez primeiros e tem que ir à primeira qualificação de sábado, tal como todas as KTM, Yamaha e Honda.
Depois de terem sido usados pneus dianteiros macios e traseiros médios pela manhã, a maioria dos pilotos mudou para os compostos opostos à tarde, antes de se entregarem a ataques de tempo com borracha macia nova durante as voltas finais.
O melhor tempo matinal de Maverick Vinales, 2m 3.294s, foi batido por Jorge Martin no início da tarde, com a dupla – mais o vencedor do evento de 2022, Enea Bastianini – preenchendo os três primeiros quando os time-attack começaram.
Vinales mostrou as suas cartas primeiro, mas Martin respondeu com um novo recorde de volta, quebrando 0,6s de vantagem sobre Aleix Espargaró, companheiro de equipa de Vinales na Aprilia, depois de Vinales ter uma volta cancelada devido aos limites da pista.
Embora apenas Vinales pudesse pressionar Martin, o bicampeão mundial Francesco Bagnaia, além dos pilotos de fábrica da KTM, Jack Miller e Brad Binder, começaram a corrida final fora dos dez primeiros e vão enfrentar a Qualificação 1.
Bagnaia manteve a coragem para reivindicar o quarto lugar, mas as KTMs, Yamahas e Hondas estarão todas na Qualificação 1, as quatro Hondas no final da tabela de tempos.
Marc Márquez, sete vezes vencedor do COTA, teve um início lento em ambas as sessões de sexta-feira, mas depois disparou um tiro de advertência ao estar entre os mais rápidos com pneus usados pela manhã e saltou de 21º para 3º com pneus médios-médios no meio da tarde. O piloto da Gresini, que insiste que ficará feliz com o primeiro pódio na Ducati no domingo, regressou depois ao terceiro lugar na última volta da tarde.
Recém-saído do seu primeiro pódio no MotoGP, o estreante Pedro Acosta iniciou o seu fim-de-semana em Austin com um forte quinto lugar para a GASGAS Tech3, sendo o único piloto das KTM RC16 directamente na Qualificação 2.
Atrás de Espargaró, Franco Morbidelli impressionou com o sétimo lugar, com Bastianini, Fabio di Giannantonio e o companheiro de equipa da VR46 Marco Bezzecchi a completar os dez primeiros.
A derradeira sessão de treinos de MotoGP (TL2) tem início agendado para amanhã às 16h10.
Foto: Red Bull Content Pool