MotoGP, EUA, Sprint: Viñales domina de início ao fim em Austin
Maverick Viñales (Aprilia) foi o vencedor da corrida sprint do Grande Prémio das Américas de MotoGP. O espanhol liderou todas as voltas da corrida de dez voltas, batendo Marc Márquez (Gresini) por 2.294 segundos, com Jorge Martín (Pramac) em terceiro, a 4.399 segundos.
Maverick Viñales saía da pole position, chegando à primeira curva ainda na liderança, com Marc Márquez em segundo e Pedro Acosta a descer a terceiro. Já Bagnaia teve um arranque bastante mau, caindo para fora do top-10. Miguel Oliveira ganhou uma posição no arranque, subindo a 13.º, com Takaaki Nakagami a cair logo na primeira volta. Augusto Fernández também caiu, com Fabio Di Giannantonio a ter de abandonar devido a problemas na sua moto.
Miguel Oliveira subiu a 12.º, atrás de Brad Binder, que arrancou bastante bem após uma má qualificação, e à frente de Fabio Quartararo. Atrás do top-3, Bastianini ocupava a quarta posição, com Martín em quinto e Espargaró em sexto, até que Martín conseguiu ultrapassar Bastianini e subir ao quarto lugar. Jack Miller, Franco Morbidelli e Raúl Fernández ocupavam os últimos lugares pontuáveis.
Na frente, Viñales começava a forçar o ritmo, com Marc Márquez com dificuldades em acompanhá-lo. Joan Mir caiu mais atrás, sendo o quarto abandono desta corrida, com Viñales a continuar a aumentar a vantagem para Márquez, que segurava Acosta e Martín atrás de si. Aleix subia ao quinto lugar, com Martín a subir pouco depois ao terceiro posto, às custas de Acosta. Já Bastianini continuava a andar para trás, descendo ao sétimo lugar, por troca com Jack Miller. Johann Zarco também caiu, deixando Luca Marini como único representante da Honda neste sprint.
A frente da corrida continuava sem novidades, com Maverick Viñales com um ritmo demasiado forte para Marc Márquez, com Martín em terceiro e Acosta em quarto. Francesco Bagnaia ainda conseguiu ultrapassar Franco Morbidelli e subir aos lugares pontuáveis, na nona posição, atrás de Raúl Fernández. Viñales venceu mesmo a corrida sprint, com Márquez em segundo e Martín em terceiro. Acosta foi quarto, à frente de Aleix Espargaró, Enea Bastianini e Jack Miller. Bagnaia ainda conseguiu ultrapassar Raúl Fernández e terminar em oitavo, com o espanhol da Trackhouse a fechar os pontos. Miguel Oliveira terminou no 11.º lugar, tendo ainda ultrapassado Brad Binder na última volta.
Resultado da corrida sprint de MotoGP:
- Maverick Viñales – 20:27.825 minutos
- Marc Márquez + 2.294
- Jorge Martín + 4.399
- Pedro Acosta + 6.480
- Aleix Espargaró + 6.657
- Enea Bastianini + 8.621
- Jack Miller + 9.237
- Francesco Bagnaia + 9.349
- Raúl Fernández + 9.637
- Franco Morbidelli + 9.894
- Miguel Oliveira + 10.364
- Brad Binder + 10.724
- Marco Bezzecchi + 11.549
- Álex Márquez + 15.468
- Fabio Quartararo + 15.574
- Álex Rins + 18.146
- Luca Marini + 22.989
NC – Johann Zarco
NC – Joan Mir
NC – Fabio Di Giannantonio
NC – Augusto Fernández
NC – Takaaki Nakagami