MotoGP, Estados Unidos, T3: Bagnaia e Ducati dominam antes da qualificação
Francesco Bagnaia (Ducati) foi o piloto mais rápido da sessão de treinos livres do Grande Prémio das Américas de MotoGP. O italiano fez a sua melhor volta em 2:03.295 minutos, batendo Álex Márquez (Gresini) por 85 milésimos, com Luca Marini (VR46) em terceiro, a 239 milésimos.
Num treino que já não definia nada em termos de pilotos diretamente qualificados para a Q2 (esses lugares foram definidos nas duas sessões de ontem), esta sessão servia apenas para que os pilotos continuassem a preparar o fim de semana, quando ainda falta qualificação, sprint e corrida principal. E a Ducati colocou sete das suas oito motos no top-10, com apenas Michele Pirro (piloto de testes que substitui Enea Bastianini em Austin) em 17.º.
Jorge Martín (Pramac), mais rápido de ontem, foi quarto nesta sessão, a 313 milésimos, cerca de meio décimo à frente de Fabio Quartararo (Yamaha), quinto. Marco Bezzecchi (VR46), líder do campeonato que vai ter de passar pela Q1, foi sexto classificado aqui, a 384 milésimos, à frente de Johann Zarco (Pramac). Aleix Espargaró colocou a sua Aprilia no oitavo lugar, com Fabio Di Giannantonio (Gresini) em nono e Brad Binder (KTM) em décimo, a 542 milésimos.
Quanto a Miguel Oliveira, que foi 15.º classificado ontem e que vai ter de passar pela Q1 em resultado disso, foi 12.º nesta sessão, com o tempo de 2:04.063, ficando a 768 milésimos de Bagnaia. Para se apurar para a Q2, Oliveira terá de ser um dos dois mais rápidos da primeira fase da qualificação.
A Q1 tem início às 16h50.