MotoGP, Estados Unidos, Corrida: Alex Rins volta a vencer em Austin, Oliveira 5º

Por a 16 Abril 2023 21:19

Alex Rins venceu no MotoGP em Austin, Bagnaia caiu na liderança e terminaram a corrida apenas 14 motos, uma autêntica razia. Miguel Oliveira brilhou e encantou os fãs com um quinto lugar.

Com um tempo mais fresco, 22 graus de temperatura no ar e céu limpo, mantinham-se as opções de pneus para a corrida de 20 voltas do Grande Prémio das Américas, terceira prova pontuável para o Campeonato do Mundo de MotoGP. Tendo assinado a pole-position no sábado, o campeão do mundo Francesco Bagnaia devia a primeira linha com Alex Rins e Luca Marini. Miguel Oliveira partia da 15ª posição, e a principal dúvida era quem chegaria em primeiro à curva 1.

Filme da corrida

Uma dúvida que rapidamente se desfez, com Bagania a levar a melhor sobre Rins. Alex Marquez caia logo ao início e não completava a primeira volta, tal como Aleix Espargaró que via a frente da Aprilia fugir na curva 12 acabando na gravilha. Na segunda volta as posições começavam a definir-se, com Bagnaia na frente sem conseguir descolar de Rins, seguido por Miller, Quartararo, Marini, Bezzecchi e Zarco. Oliveira vinha em P8, mas rapidamente superou Zarco para subir a sétimo.

Com apenas duas voltas cumpridas, em terceiro, Fabio Quartararo procurava não perder o contacto com os dois primeiros, Rins começava a pressionar Bagnaia e Jack Miller vinha com a KTM em terceiro na frente das duas Ducati pretas e amarelo da VR46 de Marini e Bezzecchi. Mais rápido com a Honda LCR de Luccio Cecchinello, aproximava-se de Bagnaia, mas o campeão do mundo defendia-se bem… nas rectas. Quartararo com a Yamaha, começava a perder terreno para os dois primeiros. Mais atrás, Maverick Viñales passa Oliveira e deixa o português em P9.

Drama e reviravolta na classificação

No sector 2 é mostrada uma bandeira amarela devido a uma queda estranha de Miller que perde aderência na KTM e desliza como manteiga pelo asfalto. Com o abandono do australiano, Quartararo sobe a P3. Pouco tempo depois, a 13 voltas do final muda o líder porque Bagnaia cai na curva 3, deixando a box da Lenovo Ducati consternada. Rin lidera então com 2,3 segundos de vantagem sobre o francês Quartararo e Miguel Oliveira sobe a P7.

Faltam então 12 voltas para o final e Rins parece voar com a Honda… aliás o fabricante com mais triunfos no Texas, devido aos êxitos de Marc Marquez no COTA. Vê-se então outra bandeira amarela, desta vez por queda de Joan Mir. Na frente, Rins parece imperturbável, Quartararo não consegue diminuir a diferença para o espanhol e Miguel Oliveira sobe a sexto deixando atrás de Zarco e Binder… o sul-africano cai e já não há KTM’s em prova. Taka Nakagami também cai, mas o seu companheiro de equipa Alex Rins encaminha-se para um triunfo fantástico, o segundo no COTA, depois do triunfo com a Suzuki em 2019.

A 9 voltas do final Luca Marini começa a pressionar e passa Fabio Quartararo, a ‘estória’ do pódio ainda não está feita. Marco Bezzecchi vem em P4. Marini passa Fabio na recta sem contemplações, porque a Ducati é o foguete que já todos conhecemos! Miguel Oliveira mantém-se atrás do colega de marca Viñales. Na frente, Rins é 4 décimas mais rápido que Marini, agora segundo à frente de Fabio, Viñales e Oliveira – que sobe ao quinto lugar depois de ultrapassar o líder do mundial Marco Bezzecchi. A 6 voltas do final a classificação da corrida é a seguinte: Rins, Marini a 2,5 segundos do espanhol, Quartararo, Viñales, Oliveira e Bezzecchi. Pedir mais a Oliveira, é pedir demais, que partiu de 15º até quinto! Zarco, Morbidelli, Di Giannantonio e Augusto Fernandez fecham o top 10. Apenas 14 pilotos estão em pista, uma autêntica razia!

Até final as posições estavam mais do que estabilizadas. Restava apenas que ninguém cometesse um erro. Fábio fez um, mas leve.  Rins não afrouxou e venceu com destaque, Marini fez o primeiro pódio na categoria rainha para Marini. Ver para crer, uma corrida incrível à moda do Texas!

Resultados MotoGP Austin/EUA

1. Alex Rins (E), Honda,
2. Luca Marini (I), Ducati, +3.498sec
3. Fabio Quartararo (F), Yamaha, +4.936
4. Maverick Viñales (E), Aprilia, +8.318
5. Miguel Oliveira (P), Aprilia, +9.989
6 Marco Bezzecchi (I), Ducati, +12.049
7 Johann Zarco (F), Ducati, +12.242
8 Franco Morbidelli (I), Yamaha, +20.399
9 Fabio Di Giannantonio (I), Ducati, +27.981
10. Augusto Fernández (E), KTM, +28.217
11. Michele Pirro (I), Ducati, +32.370
12. Jonas Folger (D), KTM, +1:08.065 min
13. Brad Binder (ZA) , KTM, +1:23.012
14 Stefan Bradl (D), Honda, 2 voltas atrás

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x