MotoGP, Espanha, Sprint: Martín vence sprint caótico em Jerez
Jorge Martín (Pramac) foi o vencedor da corrida sprint do Grande Prémio de Espanha de MotoGP. O espanhol cruzou a linha de meta na primeira posição, com vantagem de 2.970 segundos para Pedro Acosta (GASGAS), com Fabio Quartararo (Yamaha) em terceiro, a 7.052 segundos.
Era Marc Márquez que saía da pole position, mas foi Brad Binder a chegar à primeira curva na liderança, com Martín em segundo e Marc em terceiro, à frente do seu irmão Álex Márquez. Por seu lado, Miguel Oliveira chegou a cair para 20.º, terminando a primeira volta em 17.º, beneficiando também das quedas de Aleix Espargaró e Jack Miller. Na frente, Binder perdeu rapidamente a liderança para Jorge Martín e depois para Marc Márquez, com Álex Márquez a subir depois para terceiro.
Francesco Bagnaia caiu na segunda volta, quando estava entre Brad Binder e Marco Bezzecchi, com o sul-africano a colocar-se no interior da curva e a deixar o campeão do mundo sem grande espaço. Martín controlava na frente, com os irmãos Márquez a tentar persegui-lo, sendo que Brad Binder seguia em quarto, Bastianini em quinto, Acosta em sexto, Bezzecchi em sétimo, Viñales em oitavo e Fabio Quartararo incrivelmente nos lugares pontuáveis, apesar de partir praticamente em último. Lorenzo Savadori caiu a sete voltas do fim, umas voltas depois de Fabio Di Giannantonio, num sprint algo acidentado. Miguel Oliveira ocupava o 15.º lugar, atrás de Joan Mir e à frente de Augusto Fernández.
Marc Márquez estava com um excelente ritmo de corrida e rapidamente apanhou Jorge Martín, beneficiando também de um erro do compatriota, passando para a frente da prova a seis voltas do fim. Até que, a quatro voltas do fim, surgiu todo o drama. Primeiro, Álex Márquez, Brad Binder e Enea Bastianini, que lutavam pela terceira posição, caíram todos da mesma forma. Pouco tempo depois, caiu Marc Márquez quando liderava, com Maverick Viñales também a ir ao chão mais tarde.
Já em desespero de causa, Marc Márquez bateu em Joan Mir quando o tentava passar, obrigando ambos a sair largo, com Márquez a ser obrigado a ceder uma posição a Miguel Oliveira, que entrou nos pontos. Feitas as contas, Martín venceu a corrida sprint, com Pedro Acosta em segundo e Fabio Quartararo em terceiro. Dani Pedrosa tentou o pódio, mas teve de se contentar com o quarto lugar, à frente de Franco Morbidelli, que beneficiou da queda de Johann Zarco, que caiu na última volta. Raúl Fernández foi sexto, com Marc Márquez em sétimo, Augusto Fernández em oitavo e Miguel Oliveira a fechar os lugares pontuáveis.
Resultado do sprint de MotoGP:
- Jorge Martín
- Pedro Acosta + 2.970
- Fabio Quartararo + 7.052
- Dani Pedrosa + 7.102
- Franco Morbidelli + 8.481
- Raúl Fernández + 15.882
- Marc Márquez + 18.131
- Augusto Fernández + 18.278
- Miguel Oliveira + 18.418
- Joan Mir + 18.553
- Takaaki Nakagami + 21.136
- Johann Zarco + 21.948
- Fabio Di Giannantonio + 23.478
- Jack Miller + 37.901
- Álex Rins + 1:02.288
- Lorenzo Savadori + 1:22.979
NC – Luca Marini
NC – Stefan Bradl
NC – Maverick Viñales
NC – Álex Márquez
NC – Brad Binder
NC – Enea Bastianini
NC – Marco Bezzecchi
NC – Francesco Bagnaia
NC – Aleix Espargaró