MotoGP, Espanha, Sprint: Dia grande para a KTM em Jerez

Por a 30 Abril 2023 09:37

Ontem foi um dia grande para a KTM no Circuito de Jerez-Angel Nieto, pois não só venceu a corrida Sprint com Brad Binder, como colocou as suas três RC16 nos seis primeiros.

A equipa de fábrica da KTM apresentou três pilotos para a quarta ronda do campeonato no Circuito de Jerez – Angel Nieto. O sábado foi primaveril e quente e viu uma grande multidão encher as bancadas desde a manhã de sábado, algo habitual no circuito andaluz desde que me lembro.  O piloto de testes Dani Pedrosa que tem uma curva baptizada com o seu nome (curva 6) juntou-se a Binder e Jack Miller para a sua segunda participação como wildcard no MotoGP desde a retirada das corridas no final de 2018.

Miller segurou momentaneamente a pole-position e só foi superado nos segundos finais pelo piloto da Aprilia Aleix Espargaró. O australiano ficou em 2º lugar e menos de um décimo de segundo mais rápido que Binder, que foi o 4º: a combinação 2-4 representou a melhor  qualificação este ano da equipa da KTM. Pedrosa conquistou as manchetes com a volta mais rápida durante o Treino 1 na manhã de sexta-feira. O espanhol qualificou-se em 6º na Q2, colocando as três KTM RC16 nas duas primeiras filas da grelha.

O Sprint de 12 voltas foi um espetáculo da KTM. Miller e Binder disputaram a liderança e raramente ficaram separados por mais de meio segundo. A ultrapassagem de Binder para a curva 6 foi suficiente para o sul-africano conquistar os seus segundos ’12 pontos’ este ano. Miller foi ultrapassado por Francesco Bagnaia, mas ainda conseguiu o seu primeiro top 3 pela equipa em apenas o seu quarto GP com a marca austríaca. Pedrosa foi forçado a sair da linha a início mas depois estabeleceu um ritmo médio alto a rodar atrás de Miguel Oliveira para se manter à vista do grupo da frente e garantir o 6º lugar.

“Corrida fantástica e fim de semana fantástico até agora – disse Francesco Guidotti, team manager da equipa. Sabemos que a qualificação é muito importante aqui e ter os três pilotos nas duas primeiras filas foi lindo. O nosso progresso tem acelerado rapidamente. Dois pilotos no pódio e o Dani a lutar pelos cinco primeiros foi muito especial e vamos ver se podemos fazer algo parecido amanhã. Seria bom e seria merecido porque todos têm trabalhado arduamente para isso em todas as áreas da empresa. Gostaríamos de pagar todo o esforço de 100%. Não fizemos nenhuma festa hoje, mas espero que amanhã o façamos!”

A corrida de MotoGP tem início às 14h00 (hora de Portugal continental) de domingo.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x