MotoGP, Espanha, Antevisão: Viñales chega à corrida caseira cheio de ímpeto
Duas semanas depois do Grande Prémio dos Estados Unidos, o MotoGP regressa este fim de semana, com a ronda de Jerez. Depois de Portimão ter visto uma luta entre Pecco Bagnaia e Marc Márquez que levou à queda de ambos, um pódio de Pedro Acosta e Jorge Martín a ganhar vantagem no campeonato, a ronda no Texas teve domínio absoluto de Maverick Viñales, que chega a uma das suas rondas caseiras com bastante confiança.
Apesar de tudo, Martín não teve um mau fim de semana em Austin, mantendo ainda uma vantagem de 21 pontos no campeonato. Depois de ter caído duas vezes em qualificação, conseguiu um pódio na corrida sprint e uma boa quantidade de pontos no domingo, tendo também ele uma corrida caseira com que se preocupar este fim de semana.
Outro piloto que vai correr em casa é Pedro Acosta, que também está a ter uma época fantástica para um rookie, tendo mesmo chegado a liderar uma corrida pela primeira vez. Acosta tem feito isto tudo sem cair e resta saber o que vai conseguir fazer agora em Jerez. Outro espanhol é Marc Márquez, que conseguiu um pódio na corrida sprint dos Estados Unidos, mas as suas duas últimas corridas de domingo tiveram quedas e Márquez precisa de dar a volta à situação.
Enea Bastianini tem tido um início de época consistente, com bons resultados (menos impressionante no Qatar, mas pódios a partir daí). O italiano está em segundo no campeonato, à frente do colega de equipa Bagnaia, que procura voltar à forma que lhe permitiu ser campeão nas últimas duas épocas. Brad Binder e Jack Miller tiveram dificuldades em Austin, mas impressionaram da última vez que estiveram em Jerez. Já Augusto Fernández pretende dar um grande passo em frente, sendo que a KTM também vai contar com Dani Pedrosa como wild-card, um ano depois de já ter impressionado em Jerez e em Misano.
Aleix Espargaró nunca esteve no mesmo nível de Viñales no COTA, apesar de ter tido um resultado sólido. Marco Bezzecchi e Fabio Di Giannantonio não têm tido um início de época fácil e vão querer mostrar mais, tal como Álex Márquez, que vai para uma pista onde se costuma dar bem. Franco Morbidelli já mostrou algum ritmo nos Estados Unidos, depois de ter falhado a pré-época, mas acabou por cair na corrida principal.
Outro mestre de Jerez tem sido Fabio Quartararo, embora a Yamaha não tenha permitido muito ao francês nem ao colega de equipa Álex Rins. Na Trackhouse, Miguel Oliveira teve algumas dificuldades no Texas, mas Raúl Fernández teve um fim de semana mais sólido, com um ponto no sprint e um top-10 na corrida principal. De resto, a Aprilia vai ter o seu piloto de testes, Lorenzo Savadori, a rodar em Jerez.
Resta falar da Honda, que tem procurado melhorar desde a última época, mas há pilotos que sentem que a moto está pior do que estava em 2023. Stefan Bradl vai estar este fim de semana como wild-card, com Joan Mir a correr em casa e Luca Marini ainda a tentar sentir-se confortável com a moto. Johann Zarco tem sido o piloto da Honda mais rápido em qualificação, com Takaaki Nakagami a tentar acompanhá-lo.