MotoGP: Ducati não vai copiar carenagem da Yamaha
O Mundial de MotoGP viu as novas regras para 2017 cortar as asas aerodinâmicas e as equipas não param de surpreender com alternativas. A Yamaha foi a primeira a apresentar uma carenagem com duas aberturas laterais de forma a introduzir uma alteração aerodinâmica na moto sem que possa cair na ilegalidade.
Outra solução pode vir a ser a carenagem dupla e algumas equipas como a Suzuki e a Aprilia já revelaram essa solução nos últimos testes oficiais realizados na Austrália, sendo que no caso da Suzuki, a solução apresentada é muito idêntica, em termos de design, à apresentada pela Yamaha.
No entanto, nem todas as equipas parecem dispostas a correr atrás da marca nipónica. É o caso da Ducati, que para já parece estar fora deste jogo. “Temos uma carenagem boa, é a mesma de 2016, “afirmou Paolo Ciabatti, responsável pela equipa de Borgo Panigale à Speedweek.
Ciabatti reconhece que a solução apresentada por algumas equipas em Phillip Island é uma das soluções para dar a volta à regulamentação atual. “As novas regras deixam claro que nada deve sobressair da carenagem. A Yamaha apresentou uma solução, mas não é a nossa ideia. Estamos autorizados a homologar apenas duas carenagens por piloto por ano e as que estamos a utilizar atualmente estão aprovadas, e antes de serem homologadas novas carenagens temos de ter a certeza que são uma vantagem. Caso contrário, estamos a desperdiçar opções. Cada solução tem vantagens e desvantagens”.