No que diz respeito às melhores motos no paddock de MotoGP, todos concordamos que a Ducati Desmosedici GP24 e GP23 são as melhores, ou pelo menos as mais competitivas. A Aprilia e a KTM apesar de estarem mais próximas do fabricante italiano, estão um passo atrás da GP24.
De seguida podemos dizer que a Yamaha é o fabricante na perseguição do pódio dos fabricantes mais competitivos da classe rainha e por último a Honda. Os dois fabricantes japoneses estão numa fase de reestruturação, apesar da Yamaha estar a revelar indicadores mais positivos do que a Honda.
No entanto, nos próximos dois anos muito pode mudar no campeonato e com o crescimento notório da Yamaha e com a introdução de mais duas motos de fábrica e a redução de oito para seis motos da Ducati, poderá existir uma aproximação dos fabricantes com mais dificuldades do topo.
Recordamos que em 2027 entrará em vigor a nova regulamentação que irá revolucionar o MotoGP e com toda a certeza irá colocar os fabricantes japoneses e europeus ao mesmo nível, ou mais próximos em termos de nível de desempenho.
Imagem: Gold & Goose / Red Bull Content Pool