Em 2017 a Ducati pela primeira vez em muitos anos lutou pela conquista do título mundial, luta essa que durou até à última ronda do ano. Meses depois a insígnia de Borgo Panigale entrou a todo o gás na nova época ao vencer o Grande Prémio do Qatar por intermédio de Andrea Dovizioso.
Um triunfo alcançado após um espectacular duelo com Marc Márquez nas últimas curvas da corrida de Losail e que deixou em delírio os responsáveis italianos. Numa pista com uma longa recta da meta mais uma vez ficou provada toda a potência do motor construído em Borgo Panigale face aos adversários, nomeadamente em corrida.
Para tal performance parece que para 2018 foi lançada uma cartada extra, obviamente não revelada, de acordo com Gigi Dall’Igna, o diretor geral da Ducati Corse. “Para este ano temos algo interessante que tem a ver com o motor. Felizmente é menos visível do que o ano passado. Os japoneses necessitarão de mais tempo para descobrir do que se trata”, disse Dall’Igna à publicação italiana ‘La Repubblica’.