Depois da confusão que existiu na grelha de partida do GP das Americas, a direção de corrida vai rever os regulamentos que se aplicam numa situação idêntica de maneira a que não se repita o acontecimento do fim de semana passado.
O início do Grande Prémio das Américas foi considerado uma corrida no molhado, o que significa que os pilotos podiam trocar de motos a qualquer momento durante a corrida se as condições mudassem. Apesar de a maioria dos pilotos ter ido para a grelha com pneus de chuva, as condições da pista melhoraram ao ponto de os pneus slicks passarem a ser a escolha ideal para a partida.
Poucos segundos antes da volta de aquecimento, o primeiro classificado Marc Marquez saiu da grelha para ir buscar a sua moto que tinha pneus slicks, o que desencadeou um grande movimento de pilotos na grelha que fizeram exatamente o mesmo que o piloto espanhol da Ducati Lenovo Team.
Segundo os regulamentos, se mais de 10 pilotos abandonarem a grelha, as regras estabelecem que a partida será interrompida por razões de segurança.
Foi o que aconteceu em COTA, embora haja dúvidas de que 10 pilotos tenham de facto abandonado a grelha, o que deixou muita polémica e muitos chefes de equipa “chateados” com a decisão da direção de corrida

As regras estabelecem que, se um piloto sair da grelha antes do início da volta de aquecimento para mudar de pneus, retomará a sua posição original na grelha e cumprirá uma penalização de passagem na corrida. No entanto, todos os pilotos que abandonaram a grelha de partida para trocar de pneus e de mota não foram penalizados e a partida foi atrasada.
A equipa da Ducati sabia o que poderia causar um atraso na partida, mas não sabia qual era a regra se a partida não fosse adiada – o que significa que Marquez, bem como o eventual vencedor da corrida, Pecco Bagnaia, teriam recebido uma penalização.
Os regulamentos sobre a troca de motos antes do início da corrida foram alterados após o GP da Argentina de 2018, depois de todos, exceto Jack Miller, terem optado por sair da grelha para trocar de pneus, depois de se terem enganado na escolha inicial.
Nesse dia, Miller foi autorizado a arrancar da pole, enquanto os restantes foram alinhados na ordem da grelha, mas quatro filas atrás, numa cena bizarra. Os regulamentos serão revistos para que este tipo de acontecimentos não volte a acontecer.