A temporada 2025 da Aprilia Racing começou com sinais encorajadores no Circuito Internacional de Chang, onde três Aprilias ganharam acesso direto à Q2 no final do primeiro dia.
Marco Bezzecchi reencontrou de imediato as boas sensações com a RS-GP25 que o distinguiram como um dos protagonistas durante o teste de Buriram. O piloto italiano fechou o TL1 na quinta posição, a quatro décimas do melhor tempo. Durante os treinos, sessão que determina a entrada na Q2, Bezzecchi assinou um bom time-attack, mas um deslize a dois minutos do final na curva 3 impediu-o de melhorar ainda mais o seu tempo. Apesar disso, o piloto italiano conseguiu o quarto melhor tempo, a apenas duas décimas do líder da sessão, garantindo o acesso direto à Q2.

– “Foi um dia em grande, estou muito feliz e trabalhámos bem”, disse ‘Bez’. “ No final, consegui chegar à Q2 com um bom ataque de tempo, apesar da queda. Em comparação com o teste, as temperaturas são um pouco mais elevadas, tanto de manhã como à tarde, e isso certamente alterou as condições da pista. No entanto, devo dizer que me diverti muito. Fizemos algumas pequenas alterações para tentar acomodar as condições da pista e estou satisfeito.”
Lorenzo Savadori, a substituir o lesionado Jorge Martín, terá de passar pela Q1 depois de não ter conseguido completar o último tempo de ataque devido a duas bandeiras amarelas.
De destacar a sólida prestação de Raúl Fernández, sétimo nos treinos, e Ai Ogura, que garantiu um lugar na Q2 com o seu nono tempo no seu primeiro fim de semana de corrida na classe principal.