MotoGP, Depois de Rins, que movimentações de mercado se esperam mais?
Depois de assinar um acordo de dois anos com a LCR Honda, Álex Rins foi o mais recente piloto de MotoGP a assegurar o seu futuro. Nos próximos dias, resta saber que outras movimentações vão ser confirmadas, numa altura em que há algumas coisas por definir.
Antes da pausa de verão, já se sabia que Jack Miller ia para a KTM, Álex Márquez substituiria Enea Bastianini na Gresini, fazendo equipa com Fabio Di Giannantonio, que se mantém no conjunto italiano. A Aprilia também mantém Aleix Espargaró e Maverick Viñales por mais dois anos. Márquez e Di Giannantonio vão correr com a GP22 no próximo ano, enquanto Rins vai utilizar uma moto de fábrica na Honda.
A entrada de Rins na Honda elimina a possibilidade de o espanhol se juntar ao projeto da RNF Aprilia, o que torna mais provável que Miguel Oliveira seja a primeira confirmação da equipa para 2023. O português era associado à Gresini antes da chegada de Márquez, e, embora houvesse rumores de que a LCR Honda fosse outra potencial opção, é esperado que o acordo entre o piloto e a RNF acabe por ser confirmado. O parceiro de Oliveira é uma questão maior. Alguns pilotos de Moto2 já foram mencionados, embora o favorito pareça ser Raúl Fernández, que cumpriria o desejo de sair da Tech3.
Em relação à Ducati, irá prosseguir a luta a dois, entre Enea Bastianini e Jorge Martín, para ver quem vai ser o parceiro de Francesco Bagnaia em 2023. Quem perder esse duelo, irá correr na Pramac, ao lado de Johann Zarco. Do lado da VR46, embora não haja grande conversa à volta dos pilotos, é esperado que Luca Marini e Marco Bezzecchi se mantenham.
Com a maior parte dos lugares de fábrica fechados, deve estar para breve a decisão relativa ao parceiro de Marc Márquez na Honda. Tendo contratado Rins para a LCR, o próximo anúncio da marca japonesa deve prender-se com a chegada de Joan Mir para a equipa oficial, também com um acordo de dois anos. O futuro de Pol Espargaró não deverá passar pela Honda – tem sido discutido um regresso à Tech3. Ao lado de Rins na LCR, Ai Ogura e Takaaki Nakagami continuam a ser os nomes falados.