MotoGP: Davide Brivio e o plano da Trackhouse para dificultar a vida à Ducati
O novo chefe da equipa Trackhouse, Davide Brivio, enviou o seu primeiro aviso à Ducati antes da temporada de MotoGP de 2024.
Brivio conduziu Valentino Rossi (Yamaha) e Joan Mir (Suzuki) a títulos de MotoGP no passado. Regressa agora de uma passagem pela F1 para assumir o comando da mais nova equipa do MotoGP, no projeto satélite da Aprilia.
“A Ducati confirmou a grande competitividade que conseguiu e o trabalho que a Aprilia deve fazer é tentar aproximar-se e contrariar este domínio”, disse Brivio ao GPone .
“Vejo uma Aprilia muito ativa, especialmente do ponto de vista aerodinâmico. Eles têm uma moto completamente nova que pode trazer alguns problemas no início, mas parece ter um grande potencial. O desafio é entrar no meio das Ducatis e tentar dificultar a vida deles. Isso é o que a Aprilia e a KTM tentarão fazer enquanto os fabricantes japoneses tentarão crescer. Todos estarão no ataque à Ducati, mesmo que não seja fácil.”
Miguel Oliveira vai lucrar com o uso de uma moto com especificações 24, o que pressupõe uma ligação mais próxima da equipa de fábrica do que no tempo da RNF.
“Haverá uma grande colaboração com a Aprilia e trabalharemos em conjunto com Massimo Rivola. Mas é ele quem dirige a Aprilia e a trouxe até onde está, por isso vamos tentar ser úteis e criar uma equipa forte.Acredito que os nossos dois pilotos, Miguel Oliveira e Raul Fernandez, são muito talentosos e vamos tentar explorar ao máximo o seu potencial, visto que no ano passado não conseguiram tirar partido de tudo o que podiam dar.”
Depois de ver Mir vencer o campeonato de 2020 como chefe da Suzuki, Davide Brivio trocou a MotoGP pela F1. Mas a sua passagem pela equipa Alpine de Fórmula 1 não correu como esperado e agora está de volta ao paddock que já conquistou.
“A F1 foi uma ótima experiência para mim do ponto de vista profissional. Honestamente, não correu tão bem como eu gostaria, mas tive a oportunidade de ver como funciona uma organização tão grande. Aprendi algumas coisas e veremos se há algo útil para mim nesta nova experiência no MotoGP.”
A experiência de Trackhouse na NASCAR e a sua formação americana fazem deles uma adição fascinante ao MotoGP.
“Para mim será a primeira vez numa equipa independente, mas esta é diferente das outras, não só porque são americanos, mas porque têm muito entusiasmo e vontade de serem inovadores. Já estive na sede deles e é uma realidade fantástica.”
Fotos: Red Bull Content Poll e Arquivo