Alex Rins partiu de P14 com pneus slicks. Subiu brevemente para 11º, rodando atrás do seu colega de equipa após as primeiras curvas, mas depois começou a perder terreno após contacto com outro piloto. Após a segunda volta, encontrava-se em 21º lugar, mas recuperou, subindo para 18º após um choque com Augusto Fernández.
Continuou a sua ofensiva, ultrapassando Raul Fernandez, enquanto vários outros pilotos não conseguiram completar a distância da corrida. Isso permitiu que o espanhol subisse para o 11º lugar. Manteve a posição na linha de chegada, cruzando-a a 24,256s do primeiro.



Em declarações para a imprensa da Monster Energy Yamaha MotoGP, Rins falou sobre o fim de semana no circuito das Américas.
– Conseguimos compreender a mota e a afinação. Alterámos bastante a afinação em relação a ontem. Demos um passo no Warm Up e foi positivo. Depois demos mais um passo para a corrida principal. Mas, honestamente, estou contente com a forma como geri os nervos, porque era muito fácil cometer um erro. Fizemos um bom arranque. Tive algum contacto na primeira volta, o que me obrigou a voltar para trás para recuperar a posição. Passo a passo, recuperei e consegui terminar em P11. Vamos continuar a trabalhar e vamos ver se conseguimos ter uma boa sensação no Qatar.