MotoGP, Como vão funcionar os wild-cards em 2023?
Tal como nos anos anteriores, o MotoGP vai ter a utilização de wild-cards em 2023, com os pilotos de testes das várias equipas a poderem participar em determinados fins de semana ao longo da época. Mas existem regras a ter em conta.
De modo a que os construtores possam ter autorização para ter um wild-card num Grande Prémio em 2023, têm de enviar um requerimento via IRTA à Comissão de Grandes Prémios pelo menos 90 dias antes do evento. A Comissão decidirá se o requerimento é aceite e depois informar a FIM. Para além disso, não é permitido ter wild-cards em Grandes Prémios consecutivos, a não ser que o construtor tenha concessões.
De resto, já sabemos que a KTM vai ter Dani Pedrosa a participar no fim de semana do Grande Prémio de Espanha, com Francesco Guidotti a adiantar também que pretendem ter o espanhol em San Marino. Na Ducati, Davide Tardozzi comentou que quer ter Michele Pirro nos Grandes Prémios de San Marino e de Itália, com os Países Baixos a poderem ser uma opção também. Na Aprilia, Paolo Bonora quer Lorenzo Savadori em Mugello, Assen e Áustria. A Honda e a Yamaha ainda estão a decidir quais os Grandes Prémios em que querem contar com Stefan Bradl e Cal Crutchlow, respetivamente.