MotoGP, Como é que os construtores podem mudar de posição nas concessões?

Por a 10 Março 2024 11:30

O novo sistema de concessões do MotoGP foi estreado no final do ano passado, antes dos testes de Valência, e já está a ser colocado em prática, com a Ducati no rank A, a KTM e a Aprilia no rank C e a Yamaha e a Honda no rank D, com base nos resultados de toda a última temporada.

A próxima ocasião em que a percentagem de pontos vai ser calculada para decidir a posição de cada fábrica é na pausa de verão de 2024, cálculo que vai compreender o período entre o GP da Grã-Bretanha de 2023 e o GP da Alemanha deste ano. Assim sendo, como é que cada fábrica pode mudar de posição?

Em relação à Yamaha e à Honda, que estão na posição D e são as equipas mais beneficiadas pelas concessões neste momento, ambas enfrentam cenários ligeiramente diferentes. A Yamaha precisaria de somar 171 pontos até ao verão e a Honda 175, o que dá uma média de 18 pontos por cada fim de semana, ou seja, um quarto lugar em cada sprint ou Grande Prémio. Qualquer uma das fábricas só pode subir até ao rank C.

A KTM e a Aprilia estão precisamente no rank C, com a KTM a precisar de apenas 65 pontos para se manter por lá, uma média de sete pontos por Grande Prémio, ou um nono lugar em cada sprint ou corrida. Para subir à posição B, os austríacos precisariam de 265 pontos (média de 27 por fim de semana, ou segundo lugar em cada corrida ou sprint). Já a Aprilia precisa de 80 pontos para se manter na posição C, uma média de oito pontos por fim de semana, ou oitavos lugares em sprint e corrida. Para subirem ao rank B, precisariam de 284 pontos antes do verão, com uma média de 29 pontos por fim de semana, ou um segundo lugar em sprint e corrida. É muito improvável que Aprilia ou KTM desçam à posição D.

A Ducati está confortavelmente no rank A, precisando de uma média inferior a 28 pontos por fim de semana para perder essa posição, precisando de 277 pontos para a manter.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x