MotoGP: Como a saída de Francesco Guidotti pode impactar a Pramac
A Pramac Racing teve uma época bastante positiva em 2021, com Johann Zarco e Jorge Martín, mas também com Francesco Guidotti, que agora está de saída para a KTM. O The Race questiona qual será o impacto da saída do italiano para o futuro.
A Pramac começou lentamente, com bons pilotos como Scott Redding, Andrea Iannone e Danilo Petrucci, mas só conseguia bons resultados ocasionalmente, com sete pódios num período de quatro anos e o oitavo lugar como melhor resultado no campeonato. Em 2019, Jack Miller conseguiu pódios de forma mais consistente, ao lado do rookie Pecco Bagnaia. Ambos foram para a equipa de fábrica em 2021.
Curiosamente, foi a saída dessa dupla que deu lugar à época mais bem-sucedida da equipa, em 2021, com Johann Zarco e Jorge Martín a conseguirem múltiplos pódios, quatro pole positions e uma vitória para Martín, para além do título de equipas independentes, do quinto lugar de Zarco no campeonato e do prémio de rookie do ano para Martín.
E se é verdade que nem tudo pode ser atribuído a Guidotti, e sendo também verdade que dificilmente a equipa ficará afetada em termos técnicos com a sua saída, é verdade que a garagem vai sentir falta da sua figura de mentor dos pilotos e da equipa. Paolo Campinoti, dono da equipa, vai ter dificuldades em encontrar alguém que o substitua.