MotoGP: Circuito de Sokol permanece sem homologação
Depois da jornada de 2023 no Campeonato do Mundo de MotoGP de 2023 ter sido cancelada, as dúvidas permanecem sobre a estreia remarcada do Cazaquistão para o calendário deste ano… mas há novidades.
O evento de 2024 agendado para o novo Autódromo Internacional de Sokol de 14 a 16 de junho, está ainda como “sujeito a contrato e homologação” no calendário provisório do MotoGP e até agora não houve qualquer confirmação oficial de homologação da parte da Dorna. No entanto, rumores vindos da Malásia sugerem que foi encontrada uma solução para um dos maiores obstáculos organizacionais.
Sem histórico de corridas de motociclismo de alto nível e sem tempo para treinar pessoal local para dirigir o seu MotoGP inaugural, o Cazaquistão terá contactado a Associação Malaia de Automobilismo para fornecer quase 400 funcionários experientes – incluindo comissários, médicos e oficiais de pista. Tal medida faria sentido, com o Qatar também a trazer pessoal externo experiente para ajudar a gerir o seu Grande Prémio de motos, e isto sinaliza que a ronda de Sokol está realmente pronta para acontecer.
Adicionando peso aos rumores, há algumas semanas Razlan Razali, ex-CEO do Circuito de Sepang visitou a pista do Cazaquistão. “É incomum, mas esta pista tem um grande potencial. Poderia registar os tempos mais rápidos do campeonato”, disse Razali nas redes sociais.
O Cazaquistão é o único novo circuito do MotoGP agendado para a temporada de 2024.