MotoGP: Circuito Barcelona-Catalunha com alterações para 2018
No decorrer do presente ano civil foram levantadas algumas dúvidas sobre a continuidade do circuito de Barcelona-Catalunha, palco desde 1996 do GP da Catalunha, no calendário. Mas a verdade é que a prova, uma das quatro que atualmente decorre em solo espanhol, irá manter-se entre a elite do motociclismo mundial.
Para tal e de acordo com a exigência da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), para que a pista seja novamente homologada e possua as medidas de segurança necessárias, estão previstas alterações no traçado catalão, em 2018, com os trabalhos a terem o arranque marcado para a segunda quinzena de dezembro.
Entre as novidades destaca-se o facto do circuito de Barcelona-Catalunha receber um novo asfalto, situação que não sucede desde 2006 e vai de encontro às exigências reivindicadas pelos pilotos de MotoGP. A outra novidade prende-se com o aumento da escapatória na Curva 13 (12 na variante ‘standard’ da pista), aquela que em 2016 vitimou Luis Salom durante os treinos livres do GP da Catalunha de Moto2.
Para aumentar a segurança este aumento da escapatória será de 20 metros a partir do ponto de travagem, o que obrigará a mexidas na disposição das bancadas daquele sector da pista catalã com a eliminação de dois módulos da Tribuna C e ao deslocamento da Tribuna H. A outra boa novidade é o facto da Curva 13 passar a ter, a partir de 2018, uma escapatória de gravilha permanente ao contrário da escapatória em asfalto que existia até aqui.
De recordar que no próximo ano o circuito de Barcelona-Catalunha voltará a ser utilizado pelo Mundial de MotoGP na mesma configuração que foi usado entre 2015 e 2016, isto depois das mudanças feitas no último sector para 2017, e que levou à introdução de uma chicane polémica, não terem sido do agrado da grande maioria dos pilotos.
Referir ainda que a Curva 10 continuará a ser feita, tal como em 2016 e 2017, na variante de Fórmula 1, o que aumenta o perímetro da pista para os 4627 metros.
- Tweet
-
- Pin It
-
MotoGP: Usará Martin o número 1 na Aprilia em 2025?22 Novembro 2024 17:44