MotoGP: Cinco ultrapassagens que fizeram história  

Por a 19 Fevereiro 2023 20:33

De Valentino Rossi a Kevin Schwantz, recordamos cinco ultrapssagens que ficaram na história do mundial de velocidade. Muitas mais houve, mas ficamos apenas com as mais significativas.

Procurar as cinco ultrapassagens mais emocionantes da história do mundial não é uma tarefa fácil, mas entre elas deve-se incluir a manobra realizada por Valentino Rossi sobre Casey Stoner em Laguna Seca em 2008. Nesse ano, o título mundial estava a ser discutido entre o italiano e o asutraliano, e a corrida nos Estados Unidos marcaria uma viragem na disputa pelo campeonato.

Depois de um duelo repleto de ultrapassagens, o ‘Doutor’ ultrapassou o piloto da Ducati no início da corrida no ponto mais difícil da pista, o lendário “Saca-rolhas”. A ultrapassagem permitiu a Rossi bater Stoner e anular as previsões da véspera que apontavam o australiano como favorito ao triunfo. Mais tarde, essa manobra foi imitada, em 2013, por Marc Márquez contra o próprio Rossi.

Entre as cinco manobras mais espetaculares está ainda a ultrapassagem feita por Valentino Rossi contra Jorge Lorenzo, em Barcelona, no ​​ano de 2009. Depois de anularem a resistência de Stoner nas primeiras fases da corrida, os dois companheiros de box da equipa oficial da Yamaha lutaram pela vitória nas últimas voltas com ultrapassagens e travagens até o limite. Rossi conseguiu levar a melhor sobre o maiorquino, ao ultrapassá-lo na última curva da última volta, manobra que lhe deu a vitória em Montmeló e o colocou o título mundial a favor do italiano.

Outra manobra mais icónica e impossível de esquecer, foi a ultrapassagem de Kevin Schwantz  sobre Wayne Rainey no antigo Hockenheim, em 1991. Uma travagem à beira da loucura, executada por Schwantz na última curva antes de entrar no famoso “Motodrom” na última volta. A manobra deu a vitória ao piloto da Suzuki, que conseguiu cruzar a linha de chegada com apenas 16 milésimos de vantagem sobre Rainey.

Fazendo um salto no tempo até à história recente do Campeonato do Mundo, muitos fãs ainda certamente se recordam da incrível batalha de Mugello em 2005, quando Rossi, Capirossi, Biaggi e Melandri se desafiaram mutuamente. Marco Melandri foi protagonista de uma dupla ultrapassagem na Curva San Donato sobre Rossi e Biaggi, uma travagem que ficou na história. A vitória nessa corrida foi para Rossi à frente de Biaggi e Capirossi, com Melandri a terminar no quarto lugar.

Por último, uma manobra não menos ousada: a dupla ultrapassagem de Andrea Iannone sobre Valentino Rossi e Marc Márquez no GP da Austrália de 2015. Um dos mais belos GPs dos últimos anos, potencializado pela manobra do piloto de Abruzzo. Iannone terminou a corrida em terceiro lugar, atrás do vencedor Jorge Lorenzo e de Marc Márquez.

3 4 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x