MotoGP: Cinco pilotos que podem substituir Bezzecchi na VR46 Ducati
Marco Bezzecchi juntou-se oficialmente à Aprilia para a temporada 2025 de MotoGP, onde alinhará ao lado de Jorge Martin em 2025. Mas quem o substituirá na VR46?
A saída de Bezzecchi da equipa Pertamine Enduro VR46 significa que o fabricante de Noale enfraqueceu a Ducati ao contratar dois dos melhores talentos da grelha para substituir Aleix Espargaro e Maverick Vinales. Mas enquanto Bezzecchi alcançou o seu objetivo de se tornar um piloto de fábrica, abriu-se a porta para outro piloto alinhar com uma GP24 equipa de Valentino Rossi. Mas quem?
Com o futuro da Pramac ainda por decidir, Franco Morbidelli é a escolha óbvia para passar para a VR46, que ficaria sem um piloto da Academia se não conseguisse o italiano. Se a Pramac continuar com a Ducati, a mudança para a VR46 seria uma espécie de despromoção, uma vez que Morbidelli estaria a pilotar uma moto com um ano de idade.
Celestino Vietti continua a ser uma opção intrigante e improvável, sobretudo devido ao facto da sua forma não ser suficientemente boa para uma promoção ao MotoGP. O italiano tem mostrado consistentemente que pode vencer na Moto2 e ainda só tem 22 anos de idade, o que significa que um futuro no MotoGP ainda é possível. Tal como Morbidelli, Vietti faz parte da Academia VR46, pelo que ter pelo menos um dos seus lugares preenchidos por um piloto da VR46 seria o ideal.
Tal como Morbidelli, a posição de Fermín Aldeguer será afetada pelo que acontecer com a Pramac. O jovem espanhol tem um contrato com a Ducati até ao final de 2026, com mais dois anos de opção. Isso significa que a Ducati pode colocar Aldeguer onde quiser, no entanto, a Pramac seria a opção mais sensata. Mas se as tentativas da Yamaha para unir forças com a Pramac forem bem sucedidas, isso pode abrir a porta para a equipa de Rossi acolher Aldeguer.
Jack Miller vai deixar a KTM no final desta época depois de ele e Augusto Fernandez terem perdido os seus lugares para Vinales e Enea Bastianini. Um regresso à Honda parece improvável, o que significa que a Ducati saltou para a frente como favorita para contratar o australiano. Relatórios em Itália sugerem que a Gresini vai ganhar a corrida para contratar Miller, mas com Bezzecchi a mudar-se oficialmente para a Aprilia, a VR46 pode tentar uma investida tardia. Miller teve muito sucesso a bordo das máquinas da Ducati, e contratar alguém com a experiência de Miller não seria uma má jogada.
Um piloto que se enquadra no perfil de ser jovem e que está finalmente a começar a mostrar forma no MotoGP é Raul Fernandez. Se Fernandez perder o seu lugar na Trackhouse Racing, terá muito poucas opções disponíveis. Uma delas poderia ser a equipa VR46, que mostrou com Fabio Di Giannantonio que contratar alguém fora da academia VR46 pode também resultar.