MotoGP, Chegada à Q2 e sprint com pouca história marcam o sábado de Miguel Oliveira

Por a 11 Maio 2024 15:04

Miguel Oliveira concluiu a corrida sprint do Grande Prémio de França de MotoGP no 11.º lugar, num sábado marcado pela primeira chegada do luso a uma Q2 esta época. O piloto da Trackhouse qualificou-se em 12.º e não foi muito mais além no sprint.

O português começou por alinhar na segunda sessão de treinos livres, em que os pilotos aproveitam para voltar a testar as motos antes das qualificações e da corrida sprint. Já sabendo que teria de passar pela Q1, o luso voltou a terminar no 15.º lugar (à semelhança das duas sessões de ontem), com a sua melhor volta em 1:31.556 minutos, terminando a 523 milésimos do mais rápido, que foi Maverick Viñales, numa sessão com tempos muito próximos.

Chegada a Q1, o luso conseguiu confirmar as sensações que transmitia ontem, quando disse que sentia que tinha bastante margem para melhorar a sua volta. Oliveira era segundo classificado no final das primeiras voltas da Q1, sendo momentaneamente empurrado para o terceiro lugar, mas conseguiu mesmo recuperar o segundo posto, às custas de Marc Márquez, que teve de salvar uma queda e não conseguiu passar à Q2. O piloto da Trackhouse fez a sua melhor volta em 1:30.478 minutos, ficando a 245 milésimos de Enea Bastianini, que também passou à Q2.

A Q2 foi algo atípica, com Miguel Oliveira a fazer uma primeira tentativa em 1:31.075 minutos, quase seis décimos mais lento do que aquilo que tinha feito na Q1 (o tempo da Q1 daria para ser quinto classificado na Q2), sendo o mais lento da Q2 no final das primeiras voltas. O português teria provavelmente margem para rodar mais rápido, mas não teve essa hipótese, com as quedas de Jorge Martín, Francesco Bagnaia, Aleix Espargaró e Jack Miller a provocarem bandeiras amarelas por praticamente toda a pista (na Q1, também tinha havido bandeiras amarelas no final, mas Oliveira conseguiu evitá-las). O Falcão iria partir assim do 12.º lugar para as corridas do fim de semana.

A corrida sprint do homem da Trackhouse não teve grande história. O português não conseguiu ganhar lugares na primeira volta, terminando-a precisamente no 12.º lugar onde começava, atrás do seu colega de equipa Raúl Fernández. O espanhol depois ultrapassou Fabio Quartararo, que ficou à frente do luso, com Oliveira a nunca conseguir passar pelo homem da Yamaha. O Falcão ainda ganhou uma posição durante a corrida, depois da queda de Marco Bezzecchi, mas não foi além do 11.º lugar.

Fotos: Red Bull Content Pool

1.3 3 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
1 Comentário
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
ypchao
ypchao
6 meses atrás

E a historia repete se raro entrar na q2
Ó é do cu ou é das calças
Tem sempre desculpa
Vá mas é para a superbikes
Para andares nos ultimos😁😁😁

1
0
Would love your thoughts, please comment.x