O espanhol de Granollers da Aprilia Racing esteve soberbo nos terceiros treinos livres de MotoGP, sendo cada vez mais um sério candidato a averbar a pole-position para a corrida de domingo do Grande Prémio da Catalunha.
Num fim-de-semana cheinho de rumores, a classe rainha voltou à ação para o terceiro treino livre decisivo para o apuramento dos dez melhores pilotos que se iriam apurar para o Q2. De volta à ação em Montmeló, ainda nas voltas de aquecimento do TL3, Brad Binder, sexto mais rápido na sexta-feira, foi o primeiro piloto a cair. Jack Miller e Johann Zarco seriam os primeiros pilotos a melhorarem os seus tempos e no topo da tabela de tempos mantinha-se a marca de 1’39,402 de Aleix Espargaró por bater.
Após os primeiros quinze minutos e com 39,6 minutos no asfalto, Pol Espargaró caia com a Honda, enquanto Joan Mir (Suzuki) subia aos dez mais rápidos. Na box da KTM não havia razão para sorrisos, com o sul-africano Binder a descer ao 14º lugar e Miguel Oliveira em dificudades com a RC16 no 16º lugar, subindo quatro posições em relação ao tempo de ontem. Na Suzuki, as coisas também não estavam muito melhores, com Mir em risco de falhar a passagem ao Q2, décimo na tabela, e Alex Rins no 12º lugar.
Aleix Espargaró, a 16 minutos do final da sessão esmagava com a Aprilia RS-GP o tempo de ontem, fazendo uma volta de 1’38,771 minutos que passava a constituir um novo recorde absoluto do circuito. O seu colega de equipa Maverick Viñales mantinha a segunda posição. Fabio Quartararo de contrato renovado com a Yamaha até 2024, melhorava o seu tempo para do sétimo posto para terceiro, enquanto Franco Morbidelli descia ao final da tabela de tempos.
E a Ducati? O francês Johann Zarco era o melhor das Desmocedici na segunda posição e Jack Miller estava fora dos dez mais rápidos. Pecco Bagnaia também sofria, parecia estar em risco o acesso ao Q2 mas a 7 minutos do final da sessão subia a quarto atrás de Quartararo. Assim, a cinco minutos do final da sessão, Aleix Esparagaró liderava a sessão com a Aprilia na frente de Zarco, Quartararo, Bagnaia e Alex Rins. Nas contas finais da sessão Jack Miller melhorava para terceiro, perdendo depois essa posição para Jorge Martin. A KTM seguia em desgraça com os seus dois pilotos a terem obrigatoriamente de passar pela primeira qualificação, com Binder na 16ª posição e Miguel Oliveira em 18º.
A sessão terminava com Zarco, Martin, Bagnaia e Miller a fechar a classificação dos cinco primeiros, todos com motos italianas na frente do campeão do mundo Fabio Quartararo na 6ª posição. Luca Marini, Pol Esparagaró, Rins e Di Giannantonio completavam o top 10. No fio da navalha e sem conseguir o passe para o Q2 ficavam Vinãles, 11º, Enea Bastianini, Joan Mir e Taka Nakagami.
A próxima sessão de MotoGP é o treino livre 4, a partir das 12h30 de sábado, imediatamente antes do Q1, a primeira qualificação para o GP da Catalunha.