Aleix Espargaró, depois de no TL3 esmagar o anterior recorde no circuito de Barcelona-Catalunha, surgiu no Q2 como o mais sério candidato à pole. Assim, quem do grupo de doze pilotos mais rápidos iria bater o piloto da Aprilia? Essa era a questão…
A primeira resposta veio da parte de Fabio Quartararo que fixou o tempo de 1’39.055 com a Yamaha. Pecco Bagnaia também carregava no acelerador para levar a GP22 da Lenovo Ducati à segunda posição. Aleix descia a terceiro na tabela de tempos, mas com Jorge Martin (Pramac Ducati) e Alex Rins (Suzuki Ecstar) muito perto. Jack Miller e Pol Espargaró (Repsol Honda) não descolavam dos últimos tempos.
Depois de uma última ida ao paddock de praticamente todos os pilotos, a cinco minutos do final começava então o assalto à pole-position. Bagnaia baixou de imediato o seu tempo e saltou para o topo dos tempos, mas demorou menos de nada a perder essa posição para Aleix Espargaró que respondeu forte com a Aprilia. Todos esperavam então o ataque de Fabio Quartararo, mas foi Bagnaia a lançar-se numa volta rápida, sem contudo destronar o tempo do #41 da Aprilia! Aleix o imbatível, acabou por concretizar a pole-position no ‘quintal’ dos irmãos Espargaró que é o circuito de Barcelona-Catalunha.
Em atualização.