MotoGP, Catalunha, Q1: Viñales e Nakagami na Q2, Oliveira parte de 16.º
Maverick Viñales (Aprilia) e Takaaki Nakagami (LCR Honda) foram os dois pilotos mais rápidos da primeira sessão de qualificação do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP, com o espanhol a rodar em 1:39.216 minutos e a bater o japonês por apenas sete milésimos de segundo.
De resto, Marco Bezzecchi (VR46) esteve a maior parte da sessão em lugar de passagem à Q2, mas acabou por ser batido por Nakagami nos instantes finais. Bezzecchi ficou a apenas 24 milésimos de Viñales, sendo que Enea Bastianini (Gresini) e Brad Binder (KTM) também ficaram a poucos centésimos do melhor tempo da sessão.
Quanto a Miguel Oliveira, o português foi sexto classificado nesta sessão, a 204 milésimos do piloto da Aprilia. O português era nono classificado no final do primeiro conjunto de voltas da sessão, a 555 milésimos do melhor tempo, que já pertencia a Viñales, e melhorou nas voltas finais, mas ainda assim insuficiente para passar à Q2.
Atrás de Oliveira, Joan Mir foi sétimo nesta sessão, à frente de Franco Morbidelli, Andrea Dovizioso e Remy Gardner, que fechou o top-10. Seguem-se Stefan Bradl, Michele Pirro, Darryn Binder e Raúl Fernández, com Álex Márquez a não registar qualquer tempo, depois de uma queda na quarta sessão de treinos livres que o levou ao centro médico.
A Q2 vai determinar quem parte da pole position e começa às 13h35.