MotoGP, Catalunha, Q1: Miguel Oliveira e Marc Márquez avançam para a Q2
Miguel Oliveira (RNF) e Marc Márquez (Honda) foram os dois pilotos mais rápidos da primeira sessão de qualificação do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP. O português foi o mais rápido da sessão, rodando em 1:38.789 minutos, batendo Márquez por 281 milésimos.
De resto, o luso tinha boas expetativas para esta Q1, dado o ritmo que a Aprilia já tinha mostrado ontem, com o Falcão a deixar algo a desejar no time attack. Hoje, já depois de ter sido o mais rápido no primeiro treino livre, Oliveira correspondeu às expetativas e foi sempre o mais rápido, já tendo o melhor tempo na sua posse no final das primeiras voltas. Aí, era Franco Morbidelli que estava mais perto do luso, com Marc Márquez a 103 milésimos do italiano.
Nas últimas voltas, Oliveira melhorou significativamente, para os tais 1:38.789 minutos, com Márquez a assegurar o último lugar disponível, ficando ainda assim a quase três décimos do homem da RNF. Jack Miller falha o acesso à Q2, ficando a mais de quatro décimos de Oliveira, com Pol Espargaró em quarto, Raúl Fernández em quinto, à frente das Yamaha de Franco Morbidelli e Fabio Quartararo (que caiu já depois da sua primeira volta rápida). Luca Marini foi apenas oitavo, com Augusto Fernández em nono e três Hondas nas últimas posições (Joan Mir à frente de Takaaki Nakagami e Iker Lecuona).
A Q2 tem início agendado para as 10h15.