MotoGP, Catalunha, Antevisão: O último vencedor foi Miguel Oliveira
O “Circuito de Barcelona-Catalunya” recebeu pela primeira vez em 1992 um Grande Prémio de motociclismo. Desde então, os pilotos de MotoGP têm corrido ano após ano na pista de 4,6 km de comprimento, localizada em Montmeló, cerca de 20 quilómetros a nordeste de Barcelona. O circuito apresenta seis curva à esquerda, oito curvas à direita e uma extensa recta de 1047 metros.
Em 2021 o piloto de fábrica da Yamaha Fabio Quartararo estava na pole-position para a ronda do MotoGP, mas na corrida Miguel Oliveira surpreendeu com uma performance perfeita na sua KTM RC16. O piloto português venceu a corrida na Catalunha à frente dos pilotos da Ducati Johann Zarco e Jack Miller. O mais tarde campeão mundial Quartararo teve problemas com o seu fato de couro, terminando a corrida na 6ª posição.
Na presente temporada e após 9 de 20 corridas, Quartararo ocupa o primeiro lugar na classificação geral. O piloto da Yamaha lidera o mundial de pilotos, oito pontos à frente de Aleix Espargaró (Aprilia). O vencedor da corrida do Mugello, Pecco Bagnaia, da equipa da fábrica da Ducati é o quarto no campeonato do mundo, ainda atrás do piloto da Gresini Ducati Enea Bastianini, que é o terceiro. Uma vez que Marc Márquez está a realizar outra operação ao braço, Stefan Bradl ocupará o seu lugar na equipa Repsol Honda em Espanha.