MotoGP, Casey Stoner: “O Rossi ‘controlava’ os media, transformaram-me num vilão”
Casey Stoner falou sobre a influência de Valentino Rossi sobre os media durante o seu auge no MotoGP, e como se tornou no seu inimigo n.º 1.
Nos seus dias de competição as suas personalidades contrastavam fortemente, com o divertido e carismático Rossi visto como o oposto do retraído e introvertido Stoner. “Ele controlava toda a gente, até a imprensa”, disse Stoner no início deste ano no podcast Ducati Diaries.
“O Rossi era muito importante para todos os meios de comunicação. Se alguma vez escrevessem alguma porcaria sobre ele, colocava-os numa lista negra! Quando ele fazia isso, eles não podiam dar-se a esse luxo. Não podiam permitir que o seu jornal fosse colocado na lista negra e não tivesse uma entrevista ou qualquer relação com Valentino.
Pensaram ‘temos de escrever má publicidade sobre alguém’ e eu tornei-me no seu inimigo n.º 1. Transformaram-me no vilão.”
“Muitas vezes é assim, as pessoas são transformadas em vilãs só porque não são tão simpáticas exteriormente. Muitas pessoas estavam contra Dani Pedrosa pela mesma razão, porque não gostavam da sua seriedade. Mas vimos o carácter do Dani revelar-se mais tarde. O Dani foi alguém de quem fiquei amigo durante todas as corridas, mesmo nas nossas batalhas pelo campeonato. Não tenho nada a não ser respeito por ele, somos amigos até hoje.”
“Não segui as pisadas do Valentino, não tentei assumir o papel que ele tinha, ele era fantástico para o desporto. Era quase perfeito, a forma como fazia tudo. Nunca tentei ser essa pessoa. Talvez eu devesse ter sido essa pessoa falsa que se fazia de parva para chamar a atenção mas nunca fui. Só queria fazer corridas de motos e divertir-me.”
Casey Stoner ganhou dois títulos de MotoGP, em 2007 e 2011, antes da sua reforma antecipada. O australiano venceu Rossi em ambas as ocasiões. Mas a carreira de Rossi terminou com sete títulos da categoria rainha no seu currículo.
A rivalidade entre eles acalmou este ano e Stoner fez recentemente uma visita surpresa ao Rancho VR46, quando ele e Rossi voltaram atrás no tempo na pista de terra.