MotoGP, Casey Stoner: “Jogos mentais são um sinal de fraqueza”
Casey Stoner nunca fez declarações banais e sempre sabe como fazer com que as pessoas falem dele, mesmo vários anos após a sua retirada do MotoGP. Numa recente entrevista concedida à TNT Sports, o bicampeão mundial falou sobre o tema dos jogos mentais entre pilotos, não poupando algumas críticas aos seus antigos adversários.
“Forte rivalidade entre pilotos fortes? Está aí, claro que ainda existe. Está debaixo de um véu , é preciso procurar, mas está aí” começou o ex-piloto da Honda e da Ducati, comparando os dualismos do presente com os de o passado.
“Entendo que todos em casa queiram ver os detalhes desses assuntos, alguns pilotos gostam desses jogos porque podem assim enervar o seu adversário. O que penso daqueles que implementaram esta tática comigo? Todos me ensinaram alguma coisa, mas este comportamento expôs muitas das suas fraquezas. Aprende-se com isso, fortalecendo-nos a ponto de não nos sentimos intimidados.”
Palavras que parecem ser uma clara referência à rivalidade entre Casey e Valentino Rossi , que muitas vezes tentou aproveitar os aspectos psicológicos para vencer o adversário. No entanto, o australiano acredita que os jogos mentais são inúteis.
“Se estiveres na pista com o teu rival e mostrares respeito por ele, ele não se esforçará tanto contra ti. Se mostrares respeito, ninguém irá mais longe.”
Táticas que parecem não existir na atual categoria rainha, dado o grande respeito mútuo que animou a disputa do campeonato do mundo entre Pecco Bagnaia e Jorge Martin. “Há muito respeito entre os pilotos neste momento. Afinal, por que arriscar comprometer tudo criando inimigos que te podem eliminar a qualquer momento?” Foi a conclusão do ex-piloto de MotoGP.