MotoGP, Casey Stoner: “Alguns pilotos não conseguiriam os mesmos resultados sem o controlo de tração”

Por a 18 Fevereiro 2024 14:57

Casey Stoner é um crítico veemente da tecnologia do MotoGP de hoje. Para o australiano alguns pilotos da frente “são muitas vezes mais rápidos do que deveriam”.

O controle de tração – que melhorou a segurança e reduziu as subidas da roda dianteira ao limitar os cavalinhos – também é responsável por melhorar o desempenho de alguns pilotos, segundo Stoner.

Questionado pela  Gazzetta dello Sport  se a moto agora é mais importante que o piloto, o bicampeão mundial de MotoGP respondeu: “Acho que sim, e não concordo com essa progressão”.

“Alguns pilotos são muito melhores nas saídas de curva e têm mais controlo nas acelerações, como o Dani Pedrosa. As qualidades necessárias para demonstrar uma pilotagem superior e de qualidade deixaram de existir. A única maneira de fazer a diferença é travar mais tarde para entrar na curva. Por exemplo, em 2011 o Dani Pedrosa foi quase dois décimos mais rápido que eu na mesma moto. Ele fez algo incrível com o travão traseiro para parar os cavalinhos e ganhar muita distância. Não houve diferença na moto, ele simplesmente era melhor que eu. Agora, os elementos de controle do piloto, como tração, gerenciamento de pneus e risco de cavalinhos, são mascarados pela eletrónica.”

Poderia então o campeão consecutivo da categoria rainha, Francesco Bagnaia, ser tão dominante sem a ajuda da eletrónica? “O Pecco treina em pistas de terra, e é por isso que ele sabe como deslizar e girar a moto. Estes são apenas alguns dos muitos elementos de pilotagem que desaparecem com a ajuda de componentes extras. Na minha opinião Marco Bezzecchi, por exemplo, provavelmente seria mais competitivo sem as ajudas eletrónicas.”

“Há alguns pilotos que correm na frente e não creio que obteriam os mesmos resultados se o controle de tração fosse removido… Geralmente são mais rápidos do que deveriam.”

A Ducati demorou 15 anos após o sucesso de Stoner em 2007 para vencer novamente, via Bagnaia em 2022. Stoner culpou parcialmente a crescente quantidade de tecnologia aplicada após a sua retirada aos 27 anos.

“Eu adorava andar de moto, adorava tirar tudo o que podia de uma moto. Fui muito autocrítico… Quando estas motos se tornaram muito eletrónicas e muito controladas, a diversão desapareceu.”

Disse Stoner que foi bicampeão de MotoGP e conquistou títulos com a Ducati e Honda.

Fotos: Red Bull Content Pool

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x