O rookie de MotoGP Fermin Aldeguer (Gresini Ducati) somou os seus primeiros três pontos na categoria rainha do campeonato do mundo de MotoGP com o 13º lugar no Grande Prémio em Buriram. Terminou também em 13º na corrida sprint no sábado, mas não conseguiu pontuar.
Na corrida principal de domingo, Aldeguer lutou durante muito tempo desde o 15º lugar da grelha para terminar entre os 10 primeiros.
Em declarações após a corrida, Aldeguer falou sobre as dificuldades físicas que teve ao longo da corrida devido ao calor, segundo o site https://www.speedweek.com.
– Foi duro e difícil, e também estava muito calor na parte de trás do pelotão. Mas podemos estar satisfeitos – fomos capazes de terminar a corrida, ganhar quilómetros e experiência. Fomos capazes de fazer um trabalho bom e consistente durante todo o fim de semana – isso foi importante.


Acrescentou ainda sobre a sua condição física: ‘A minha cabeça dizia-me: ‘Não podes acabar a corrida – com o calor e o desgaste dos pneus’. Muitos pilotos ultrapassaram-me na luta pelo top 10, mas depois pensei para comigo que se eu me sentia mal, os outros pilotos deviam sentir o mesmo. Demos o nosso máximo e marcámos três pontos para o campeonato. O meu objetivo era o top 10, mas ainda podemos estar felizes.’