MotoGP, Cal Crutchlow: “O Toprak deve dar o salto para o MotoGP”
De volta às corridas de MotoGP após a retirada antecipada de Andrea Dovizioso, o britânico de 36 anos Cal Crutchlow, diz abertamente o que pensa sobre o ‘caso’ Toprak Razgatlioglu.
No dia 21 de Junho, Toprak Razgatlioglu testou a Yamaha M1 no MotorLand Aragón , com o piloto de testes Cal Crutchlow à disposição para aconselhamento e assistência.
“O Toprak precisa de tempo. Tivemos a chance de falar sobre coisas diferentes e ele melhorou a cada volta.” Cal Crutchlow salienta as diferenças entre uma máquina de MotoGP e uma Superbike. “O Toprak só conhece uma superbike, então é assim que ele pilota mas com mais tempo, ele vai apanhar o jeito. Ele é um piloto inteligentee que entende as coisas, mas leva tempo,” afirmou Cruchtlow, que foi Campeão do Mundo de Supersport em 2009 e ousou mudar para o MotoGP em 2011 depois de apenas um ano no Campeonato do Mundo de Superbike. “Ele não fez 50 voltas, um plano completo de testes de inverno, é uma situação completamente diferente.”
“Não sou o empresário dele mas acho que ele pode ser competitivo na MotoGP A questão é se ele quer e se acha que pode aproveitar uma oportunidade que se apresente.”
O gestor de Toprak, Kenan Sofuoglu, esclareceu repetidamente que o seu protegido está aberto a ofertas após 2023, mas considerará apenas uma vaga na MotoGP Factory como uma opção. Mas Crutchlow não vê isso como um requisito fundamental: “Vejam as equipas-satélites que têm motos de fábrica. É por isso que vemos que tantos pilotos de equipas clientes estão a ter bons resultados (n.d.r: ex. Enea Bastianini com a Gresini). Todas as motos estão boas agora, as diferenças são mínimas de um ano para o outro e são muito competitivas.”
“Portanto, o meu conselho para o Toprak é para que ele ‘dê o salto’ para o MotoGP.”