MotoGP: Cal Crutchlow lidera dia marcado pela chuva
Tal como nas restantes categorias também o MotoGP não escapou à chuva que caiu no circuito de Phillip Island durante todo o dia e que foi acompanhada de baixas temperaturas do ar e da pista. Devido ao degradar das condições meteorológicas a segunda sessão do dia começou mais tarde e teve somente 15 minutos, pois foi interrompida e numa fase onde apenas seis pilotos tinham registado um tempo. Toda esta situação prejudicou e muito o habitual trabalho de afinação que pilotos e equipas reservam para sexta feira.
Cal Crutchlow acabou por ser o mais rápido com o tempo de 1m40.957s, que foi obtido na primeira sessão do dia, onde foram obtidas as melhores marcas. Danilo Petrucci, outro dos bons especialistas, à chuva foi segundo a apenas 53 milésimos de Crutchlow. O herói local, Jack Miller, quedou-se pela terceira posição, mas já a mais de meio segundo do primeiro tempo.
Seguiu-se o novo campeão do Mundo, Marc Márquez, e Andrea Dovizioso, que fechou o lote dos cinco pilotos mais velozes. O privado Pol Espargaró no sétimo posto foi o melhor representante da Yamaha. Quanto ao regressado Nicky Hayden deixou a segunda Honda RC213V na nona posição.
Já os dois pilotos oficiais da marca de Iwata, Jorge Lorenzo e Valentino Rossi, não foram além da 19ª e 20ª posições, respetivamente. Este lugar de Rossi deve-se ao facto ter visto o seu melhor tempo, que dava o segundo lugar, anulado. Ao contrário do que é permitido o piloto italiano completou mais de 10 voltas com o pneu super macio dianteiro. Caso estas condições permaneçam amanhã os pilotos da Yamaha serão obrigados a melhorar por forma a obter o acesso directo à Q2.