MotoGP: Cal Crutchlow dispara no sistema de qualificação
Desde que foi instaurado o novo sistema de qualificação de MotoGP que dita que é o terceiro treino livre a determinar quem são os 10 pilotos mais rápidos que têm acesso directo à Q2, onde é discutida pole position para cada Grande Prémio e à qual chegam provenientes da Q1 os dois pilotos mais velozes que não conseguiram a passagem directa para a Q2.
Numa fase em que estamos a atravessar o defeso de inverno, Cal Crutchlow, sempre rápido a disparar as suas criticas, insurgiu-se agora contra este sistema. “Muitos dos pilotos querem apenas fazer o terceiro treino livre, pois é a única altura em que se pode garantir o acesso à segunda qualificação. Mesmo o primeiro treino livre é uma sessão de qualificação no final.
Desta forma não é possível trabalhar, pois todos os pilotos colocam pneus novos para a segunda qualificação. Ninguém quer saber se restam pneus novos para a segunda qualificação. Querem apenas obter a 12ª posição. É uma pena que isto aconteça”.
Crutchlow deixou ainda uma sugestão para o futuro. “Façam do terceiro treino livre o único momento em que podemos avançar para a qualificação. Contudo acho que isso nunca irá acontecer devido aos interesses da transmissão televisiva”, rematou o piloto britânico.