Antes da pausa de verão, o paddock do MotoGP esteve no circuito de Assen para a 11.ª ronda do campeonato do mundo de 2022, naquela que acabou por ser uma grande forma de terminar a primeira metade do ano.
Francesco Bagnaia (Ducati) começava da pole position e começou bem para manter a liderança, com o top-2 do campeonato, composto por Aleix Espargaró (Aprilia) e Fabio Quartararo (Yamaha) a persegui-lo, mas, na quinta volta, o francês caiu na curva 5 e levou o piloto da Aprilia consigo até à gravilha. Ambos regressaram à corrida, Espargaró em 15.º e Quartararo no fundo da grelha.
Em resultado, Bagnaia tinha uma vantagem confortável sobre Marco Bezzecchi (VR46), com uma luta a quatro pelo terceiro lugar entre Jorge Martín (Pramac), Brad Binder (KTM), Jack Miller (Ducati) e Maverick Viñales (Aprilia). Mais atrás, Quartararo caía outra vez, com um enorme highside que pôs um fim à sua corrida.
Bagnaia tirou máximo partido do erro do piloto da Yamaha e venceu a corrida, com o rookie Bezzecchi a conseguir o primeiro pódio no MotoGP. Viñales venceu a luta pelo terceiro posto, conseguindo o primeiro pódio pela Aprilia no mesmo local onde tinha conseguido o último pódio no MotoGP, enquanto, mais atrás, o seu colega de equipa ia dando tudo por tudo para melhorar as suas hipóteses de lutar pelo título.
Aleix Espargaró tinha subido do 15.º até ao sexto lugar na última volta e culminou a recuperação com uma dupla ultrapassagem na última curva em Miller e Binder, ajudando-o a recuperar 13 pontos no campeonato. Foi assim que fechou a primeira parte da época, com uma corrida que deverá ser considerada uma das melhores da época.