MotoGP, Bagnaia vence Bastianini por 34 milésimos em Misano
A 14.ª ronda do campeonato mundo de MotoGP em 2022 viu a grelha visitar o Misano World Circuit Marco Simoncelli, numa corrida memorável por vários motivos.
Em primeiro lugar, já se sabia que esta seria a última corrida de Andrea Dovizioso, com o veterano a anunciar que iria abandonar depois da prova. Por outro lado, Marc Márquez anunciou que o seu regresso às pistas estava para breve, embora ainda não fosse participar em San Marino.
Apesar de uma penalização, Francesco Bagnaia era o favorito, tendo vencido os últimos três consecutivos, mas era Jack Miller que partia da pole position, com Enea Bastianini e Marco Bezzecchi a completarem a primeira linha. Os três arrancaram bem, ao contrário de Johann Zarco, Pol Espargaró e Michele Pirro, que se embrulharam na primeira volta e caíram.
Pouco depois, caiu o líder da corrida Miller, entregando a liderança a Bastianini, mas Bagnaia passou para a frente na volta 3. Na terceira volta, também Maverick Viñales atacou e passou para o segundo lugar.
Até à volta 20, não houve mais mudanças no top-5, até que Bastianini recuperou a segunda posição. O piloto da Gresini estava a deixar Viñales para trás e a ganhar tempo a Bagnaia, com um segundo a separá-los a duas voltas do fim. Bastianini deu tudo o que tinha, mas Bagnaia aguentou firme, vencendo por uma margem de 34 milésimos.
Pecco tornou-se o primeiro piloto da Ducati a ganhar quatro corridas consecutivas, ganhando mais 25 pontos, ao passo que Fabio Quartararo e Aleix Espargaró foram quinto e sexto, respetivamente. Bagnaia subiu ao segundo lugar do campeonato e estava a 30 pontos de distância, com a próxima corrida a decorrer em Aragão.