MotoGP: Bagnaia iguala Barry Sheene nas estatísticas do mundial
As estatísticas após o primeiro GP do ano, revelam dados curiosos e um domínio quase insolente da Ducati e do bicampeão da categoria rainha, que no GP do Qatar alcançou as 19 vitórias no MotoGP – igualando o lendário piloto britânico Barry Sheene.
19 – Estas são as vitórias de Pecco Bagnaia no MotoGP . O bicampeão mundial alcançou assim Barry Sheene, uma lenda do campeonato do mundo. Faltam-lhe apenas 5 vitórias para ultrapassar Casey Stoner.
Bagnaia – Desde 2015-16 nenhum piloto campeão mundial vencia a primeira corrida do ano seguinte. Jorge Lorenzo venceu em Valência 2015 e depois no Qatar em 2016. Assim como Bagnaia fez entre 2023 e 2024.
Márquez – O quarto lugar de Marc Márquez é o melhor resultado do piloto de Cervera desde o final de 2022, quando foi segundo no GP da Austrália.
Acosta – O estreante espanhol fez a volta mais rápida na corrida de domingo, tornando-se assim no mais jovem piloto a fazer uma volta mais rápida no MotoGP (anteriormente o recorde era detido por Quartararo, alcançado no Qatar 2019).
10 – No GP do Qatar a Ducati conseguiu a décima vitória consecutiva no MotoGP: o fabricante de Borgo Panigale nunca tinha conseguido algo semelhante antes.
17 – Para Jorge Martin, o terceiro lugar no Qatar foi o 17º pódio no MotoGP e o 45º no MotoGP, considerando todas as classes
21 – Graças a Bagnaia e Martin, a Ducati é hoje o fabricante com maior número de pódios no MotoGP do Qatar: 21
46 – O segundo lugar de Brad Binder é o seu 11º pódio no MotoGP e 46º no MotoGP, considerando todas as classes. O sul-africano igualou Kork Ballington, tetracampeão mundial na década de 1970 nas Kawasaki 250 e 350, como o piloto sul-africano com maior número de pódios em GPs
47 – A Ducati teve pelo menos um piloto no pódio em 47 GPs consecutivos.