MotoGP Áustria, TL4: Bastianini a liderar a ‘armada Ducati’, Oliveira 9º
A 20 minutos do final da sessão, Francesco Bagnaia colocava a Ducati de fábrica no topo, com uma volta de 1’29.862. Antes disso, já Miguel Oliveira, Johann Zarco e Marco Bezzecchi tinham passado provisoriamente pelo topo dos tempos. Oliveira mantinha-se no sexto tempo, como o melhor piloto ‘não Ducati’. A 17 minutos do fim, outra moto de Bolonha saltava para o topo, desta vez a Ducati da Gresini de Enea Bastianini (1’29,731); Bagnaia, Bezzecchi, Zarco e Martin fechavam os cinco primeiros, logo à frente de Oliveira e Aleix Espargaró, respetivamente sexto e sétimo mais rápidos. Alex Marquez, Jack Miller e Luca Marini fechavam nesta altura a classificação dos dez primeiros.
Enquanto Bastianini se mantinha na frente, Pecco Bagnaia caia com a Ducati vermelha na rápida curva 9, uma das curvas que mais quedas tem registado no fim-de-semana, inclusive a de Miguel Oliveira no final do TL2.
A 9 minutos do final da sessão seis Ducati ocupam as seis primeiras posições, logo seguidas por Miguel Oliveira (KTM), Aleix Espargaró (Aprilia), Alex Marquez (Honda) e Alex Rins (Suzuki). Um monopólio absoluto das motos de Borgo Panigale, algo que satisfaz em pleno Gigi Dall’Igna, mas que a Dorna certamente não vê com bons olhos. É preciso diferentes construtores a disputarem os primeiros lugares – o que não vem acontecendo. E no meio de tudo isto, onde estava um dos principais protagonistas, Fabio Quartararo? O francês rodava com tempos na casa do 16º lugar, a aproveitar o TL4 para preparar o melhor a YZR-M1 para a corrida de domingo. E o sul-africano Brad Binder? 21º apenas, um lugar à frente do último classificado, o alemão Stefan Bradl. Andrea Dovizioso caia a 1 minuto do final da sessão, isto enquanto ninguém conseguia bater a marca registada por Enea Bastianini.
A sessão terminaria com o italiano da Gresini no topo da tabela de tempos, à frente de Luca Marini, Francesco Bagnaia e do quarto classificado Fabio Quartararo que terminaria como melhor piloto ‘não Ducati’. Miguel Oliveira terminava com o nono tempo.
Segue-se a primeira qualificação (TL1) a partir das 13h10.