MotoGP, Áustria: Chantra prestes a dar o salto para o MotoGP
Com Somkiat Chantra, outro piloto da Ásia está prestes a subir para a categoria rainha do MotoGP. O piloto de Moto2 vai ocupar o lugar de Takaaki Nakagami na equipa Idemitsu LCR de Lucio Cecchinello.
Somkiat Chantra, de 25 anos, conhece bem o paddock do Campeonato do Mundo. Na sua corrida de de estreia, Chantra causou sensação como piloto wildcard em Buriram com o 9º lugar. Apenas um ano depois, o asiático repetiu o forte resultado – mas já como piloto de Moto2.
O piloto tailandês faz parte da equipe Honda Team Asia desde 2019. O gestor de equipa, Hiroshi Aoyama, não cuida apenas dos jovens talentos da Moto3 e Moto2 para o Grupo Honda; O ex-campeão mundial e piloto de MotoGP também é empresário do tailandês.
Ai Ogura, que ontem foi confirmado como piloto de MotoGP pela Trackhouse Racing, ainda era companheiro de equipe de Somkiat Chantra em 2023. O objectivo da equipa de Aoyama é treinar pilotos da Ásia – com o objectivo de atingir a maturidade no MotoGP.
Conforme já confirmado pelo dono da equipa LCR, Lucio Cecchinello, a vaga ao lado de Johann Zarco será dada a um piloto da Ásia. “Somkiat Chantra está maduro o suficiente para competir no MotoGP.” Disse ontem Cecchinello.
O tailandês não confirma nem desmente sobre a sua subida à categoria rainha em 2025, mas o rosto do tailandês transforma-se em sorrisos só de ouvir a palavra MotoGP, e deixa uma dica: “Está correto, há contato e conversas. E é possível que o meu grande sonho de competir no MotoGP se torne realidade”, disse Somkiat Chantra.
Chantra não quis revelar mais detalhes ao Speedweek.com, porque o chefe da equipa, patrocinador e empresário Aoyama cuida deles. “As discussões com a equipa são conduzidas inteiramente através de Hiroshi. Ele cuida de tudo e é ótimo ter esse apoio”. Diz Somkiat Chantra.