MotoGP, Austrália: Quem sucede a Marc Marquez em Phillip Island?
Marc Marquez foi o último vencedor do Grande Prémio da Austrália em 2019, temporada em que o #93 somou o seu sexto e último título no MotoGP. Nos cinco primeiros desse ano em Phillip Island, estiveram dois dos atuais candidatos ao título, Jack Miller (3º) e Pecco Bagnaia (4º), ambos ainda pilotos da Pramac Ducati.
Marquez foi o dominador absoluto da corrida, recebendo a bandeira axadrezada com mais de 11 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Cal Crutchlow com a LCR Honda, fechando a classificação dos cinco primeiros Joan Mir com a Suzuki GSX-RR. Fabio Quartararo com a Yamaha SRT Petronas abandonou por queda na primeira volta e Aleix Espargaró terminou no décimo lugar com a Aprilia da Gresini.
Três anos depois o cenário é completamente diferente. A Honda passa pela sua pior temporada de sempre, batendo-se para não ficar na última posição do campeonato de Construtores, está a 14 pontos da Suzuki e há mais de sete meses que não consegue subir a um pódio de MotoGP. Uma vitória de Marc Marquez seria o ‘remédio santo’ para uma temporada negra, mas é um cenário demasiado improvável, para não dizer impossível.
Quem pode então ser o seu sucessor no lugar mais alto do pódio de Phillip Island em 2023?
Tendo em conta o factor ‘casa’, Jack Miller é um sério candidato a esse lugar até porque já saboreou o pódio em 2019. Pecco Bagnaia, teoricamente, é o segundo candato mais forte. Chegou ao quarto lugar na corrida de há três ano atrás e tem muito mais quilómetros de corrida no circuito australiano que Fabio Quartararo. No entanto, devemos contar que o francês campeão do mundo vai partir de faca nos dentes, disposto a vingar o desaire que teve na Tailândia – não provocado por ele mas pela própria equipa, que errou na pressão dos pneus da Yamaha YZR-M1, um erro que pode vir a custar caro nas contas finais do campeonato.
Aleix Espargaró que permanece com a Aprilia na luta pelo título a três provas do final da temporada, ou mesmo Enea Bastianini são outros candidatos ao pódio australiano… sem esquecer o vencedor de Buriram, o ‘nosso’ Miguel Oliveira.
Esta noite, a partir das 11h55, hora a que começa o primeiro treino livre (TL1) de MotoGP em Phillip Island, vão-se começar a tirar as primeiras ilações sobre o futuro vencedor.