MotoGP, Assen, 2021: Viñales de novo, Oliveira segundo
Oliveira liderou e depois pressionou Maverick Viñales à frente, até que a chuva na segunda metade da sessão veio impedir mudanças na tabela e deixou o português segundo
Dedicar o Treino Livre 1 afinar a sua KTM obviamente pagou dividendos para Miguel Oliveira, que surgiu em força no treino da tarde, batendo o tempo rápido inicial de Maverick Viñales para liderar, enquanto Marc Márquez teve uma enorme queda, sendo cuspido da moto e voando pelos ares, mas felizmente afastou-se por seu próprio pé e mantinha a quarta posição.
Entretanto, Pol Espargaró caia também na curva 5, com as condições a piorar e os pilotos a virem à boxe para pneus de chuva e Miguel Oliveira agora em segundo.
A meio da sessão, o português estava a 0,159 milésimas do espanhol da Monster Energy é à frente de todos os outros que eram, no caso, Quartararo, Marc Márquez, Joan Mir, Zarco Miller e os irmãos Espargaró .
Os últimos minutos molhados claramente não iriam alterar nada, acabando com Miguel Oliveira em segundo o homem mais rápido em pista nas condições, que além de o qualificar automaticamente é um bom sinal para se chover no dia da corrida.