Com a época de 2023 terminada, houve algumas ultrapassagens que ficaram na memória e que foram votadas pelos fãs como as melhores do ano (uma ultrapassagem por fim de semana, sendo que há um Grande Prémio que tem duas ultrapassagens votadas).
Começando pelo início, em Portimão, foi Marc Márquez que teve a ultrapassagem mais votada, quando passou para a frente de Miguel Oliveira e de Jack Miller na corrida sprint. Também no sprint, mas na Argentina, foi Álex Márquez, irmão de Marc, a receber mais votos pela sua ultrapassagem sobre Francesco Bagnaia. Outra manobra sobre Bagnaia numa corrida sprint, desta vez de Álex Rins nos Estados Unidos, valeu o maior número de votos nesse fim de semana, sendo que em Espanha a ultrapassagem escolhida foi a de Brad Binder sobre Jack Miller, também na corrida de sábado. Continuando na senda das corridas sprint, Marc Márquez voltou a ser o mais votado em França, quando ultrapassou Bagnaia, sendo que Jack Miller recebeu mais votos em Itália, com uma dupla ultrapassagem sobre Marc Márquez e Luca Marini, ambos os casos na corrida sprint, tal como a manobra de Jorge Martín sobre Miller e Bagnaia na Alemanha. A corrida sprint dos Países Baixos teve duas ultrapassagens mais votadas, começando pela de Maverick Viñales sobre Luca Marini, sendo também votada a manobra de Enea Bastianini sobre Johann Zarco e Jack Miller.
Passando para a segunda metade do ano, na corrida sprint da Grã-Bretanha, destacou-se Álex Márquez, passando para a frente de Martín e Marco Bezzecchi. Na corrida principal da Áustria, Marc Márquez recebeu os votos dos fãs depois da sua manobra sobre Jack Miller, com Aleix Espargaró a impressionar no domingo na Catalunha, quando ultrapassou Jorge Martín. Voltando uma última vez às corridas sprint, a dupla manobra de Brad Binder sobre Luca Marini e Aleix Espargaró em San Marino impressionou os fãs. Jorge Martín destacou-se nas corridas seguintes, com as ultrapassagens a Quartararo na Índia e a Bezzecchi no Japão. Quartararo também esteve em plano de destaque na Indonésia, quando surpreendeu Aleix Espargaró, com Bagnaia a receber votos pela ultrapassagem sobre Fabio Di Giannantonio na Austrália. Jorge Martín foi a ‘vítima’ das ultrapassagens seguintes, primeiro de Brad Binder na Tailândia e depois de Bagnaia na Malásia. A manobra de Fabio Di Giannantonio sobre Bagnaia no Qatar foi a preferida dos fãs nesse fim de semana, com Johann Zarco a ser o protagonista da última ultrapassagem, sobre Marc Márquez em Valência.