MotoGP, Argentina, T1: Dobradinha Aprilia com Viñales e Espargaró no topo
No primeiro treino da categoria rainha do Grande Prémio da Argentina, Maverick Viñales (Aprilia) foi o mais rápido, bem acompanhado pelo ‘capitão’ da equipa de Noale, Aleix Espargaró. Jorge Martin acabou como o melhor piloto da Ducati na terceira posição.
Apenas a 37 minutos do final da primeira sessão de treinos livres os tempos baixaram para o segundo 40. Primeiro por Maverick Viñales (Aprilia), logo a seguir por Takaaki Nakagami (LCR Honda) e depois por Jorge Martin. Sete minutos depois o japonês da Honda recuperava o primeiro posto com uma volta de 1m40.647.
Na primeira paragem nas boxes, Francesco Bagnaia (Ducati) já era terceiro e Fabio Quartararo (Yamaha) continuava fora do top 10, reentrando no pit-lane com ar de poucos amigos. Pelo contrário, na garagem da Aprilia respirava-se confiança, com os pilotos de fábrica Aleix Espargaró e Vináles instalados em P4 e P5. Mesmo ao lado, na RNF Aprilia, Raul Fernandez tinha o 13º tempo. Surpreendente o 7º posto de Franco Morbidelli com a segunda Yamaha de fábrica.
A 22 minutos do final o tempo de Nakagami estava prestes a ser batido, com três candidatos forte: Viñales, Espargaró e Morbidelli. O #12 da Aprilia foi o primeiro a baixar a melhor volta, depois o seu companheiro Aleix, e finalmente Morbidelli que colocava a Yamaha no topo com uma volta de 1m40.262s. As Ducati de Alex Marquez e Jorge Martin completavam o top 5 nessa altura, na frente de Nakagami, Bagnaia, Marco Bezzecchi, Alex Rins e de Luca Marini que fechava os 10 primeiros.
Com 13 minutos para o final da sessão, o ‘Top Gun’ Viñales assumia o topo da tabela de tempos com uma volta de 1m40.060s, na frente de Morbodelli, Espargaró e Bagnaia. O francês Quartararo subira alguns lugares, para 11º atrás da Ducati de Bezzecchi. Os pilotos da KTM sofriam com Brad Binder e Jack Miller nas duas últimas posições, P17 e P18. Melhor estava a R16 da GasGas com o solitário Augusto Fernandez no décimo lugar.
Restavam os derradeiros 5 minutos de time-attack, com Marco Bezzecchi a saltar para o topo com uma volta de 1m39.598s na frente de Luca Marini e ’Martinator’. Maverick Viñales foi o primeiro a baixar o melhor tempo e com a Aprilia RS-GP a recuperar o melhor tempo com uma volta rápida de 1m39.207s que ficaria como o melhor registo da sessão. Nos instantes finais, Aleix Espargaró ficava com o segundo tempo, à frente de Martin, Nakagami e Marquez. Bagnaia fechava o top 10 a mais de meio segundo do melhor tempo, enquanto na garagem da Repsol Honda era a desilusão total – com Joan Mir na última posição do primeiro treino livre de MotoGP em Termas de Rio Hondo.
TOP 5 – T1 MOTOGP, ARGENTINA
1º M. VIÑALES (APRILIA) 1:39.207
2º A. ESPARGARO (APRILIA) +0.284
3º J. MARTIN (PRAMAC DUCATI) +0.301
4º T. NAKAGAMI (LCR HONDA) +0.376
5º A. MARQUEZ (GRESINI DUCATI) +0.403