MotoGP, Argentina, Sprint: Supersónico Brad Binder surpreende para vencer
Largando de 15º na grelha, Brad Binder (Red Bull KTM) surpreendeu com uma vitória na corrida Sprint que poucos ousariam em colocar em cima da mesa de apostas. Marco Bezzecchi e Luca Marini completaram o pódio com as Ducati da Mooney VR46 de Valentino Rossi.
O céu estava nublado, mas a pista secou durante as qualificações de Moto3 e Moto2. No ar estavam 19 graus e 21 no asfalto. Quanto aos pneus, apenas Jorge Martín, Álex Márquez, Zarco e Augusto ousaram com o médio, que é o macio de Termas, na frente.
Na largada, Alex Márquez manteve a posição privilegiada da pole position. Morbidelli surpreendeu ao ficar em segundo. Marini ultrapassou Bezzecchi. Binder passou de 15º para quarto. Brutal. Morbidelli continuou a deixar todos maravilhados ao bater o piloto de Cervera e assumir a liderança. Binder subiu para terceiro e Mir caiu com violência.
Alex levou um susto e perdeu o foco. Binder passou por ele e depois por Marini. Aleix cresceu e ultrapassou Viñales para ficar atrás de Bagnaia, que era o quinto. A dez voltas do fim, Binder ultrapassou Morbidelli. Houve uma grande luta entre os dois, passando paralelamente por várias curvas, mas o sul-africano conseguiu consolidar a posição.
Alex Márquez não se resignou e entrou em luta com Pecco Bagnaia, que se defendeu com a faca entre os dentes. Marini, terceiro, foi advertido para punição por ultrapassar demais os limites de pista. Bezzecchi também não tremeu diante do campeão e sócio da marca -e da Academia VR46 e superou Bagnaia, que sofria. Aleix e Viñales passaram com Martín de olho. Quartararo não passou de décimo.
Bagnaia, agressivo nas travagens, acabou por deixar Álex Márquez para trás. ‘Bez’ imitou o amigo ao vencer o catalão. Medido o ‘sprint’, Binder manteve-se no comando, com um comboio atrás. Bezzecchi atacou e ultrapassou Bagnaia sem cerimónia. Pecco também foi notificado pelos comissários por ultrapassar os limites de pisa. Aleix Espargaró caiu na curva 9 quando lutava com Viñales, que havia perdido uma asa na largada.
Marini e Bezzecchi ultrapassaram Morbidelli para deixá-lo fora do pódio provisório. ‘Bez’ era a ameaça para Binder, pois ele fez a volta rápida e veio como um avião. Binder entrou na última volta a quatro décimos de Bezzecchi, mas o italiano atacou-o. Mas Brad defendeu-se bem e venceu a corrida. Alex Marquez conseguiu passar Bagnaia no final para ser quinto.