MotoGP Argentina: Marquez domina, Miguel Oliveira em 11º após corrida de grande nível.

Por a 31 Março 2019 19:57

Marc Marquez tinha dominado praticamente todas as sessões de treinos livres e também a qualificação pelo que partia da pole position na frente de Mavericks Viñales e Andrea Dovizioso. Miguel Oliveira saía do 14ºlugar.

25 voltas  de corrida com 45º de temperatura no alcatrão, Marquez parte para a liderança e ganha logo alguma vantagem, seguido por Rossi que aproveitara um pequeno erro de Dovizioso, mas este respondeu e recuperou a 2ª posição.

No final da 1ª volta, Marquez já vem destacado, e depois seguia-se um pelotão de 5 pilotos liderado por Dovizioso, e composto por Rossi, Miller, Morbidelli e Crutchlow, que foi penalizado com um drive through por suposta falsa partida.

Miguel Oliveira estava no 15º lugar perseguindo o seu rival Peco Bagnaia que consegue ultrapassar, ficando logo atrás do seu colega da KTM Pol Espargaro. Johann Zarco seguia mais atrás na 17ª posição.

Marc Marquez continuava a puxar e a afastar-se de todos os outros pilotos, tendo já uma diferença brutal no final das 5 primeiras voltas.

Miguel Oliveira era agora o 13º classificado depois de Crutchlow ter feito a sua passagem forçada pelas boxes, e estava bem agarrado a Pol Espargaro, tentando fugir de Peco Bagnaia.

Entretanto Rossi passa pelo 2º lugar mas comete um pequeno erro que o relega para 3º, por troca com Andrea Dovizioso. Mas Rossi parecia não se ficar e volta a ultrapassar Dovizioso, que também não tinha vontade de facilitar.

No final das primeiras 10 voltas o veterano Valentino Rossi estava forte no 2º lugar a conseguir manter-se na frente de um grupo de outros 5 pilotos todos muito seguidos e liderados por Dovizioso e seguidos por Morbidelli, Miller, Petrucci e Viñales. Miguel Oliveira mantinha-se no 13º lugar, enquanto Marc Marquez já estava com uma vantagem de 7,7s sobre Rossi.

O pelotão perseguidor ia juntando mais elementos, com a aproximação de Alex Rins, enquanto Andrea Dovizioso finalmente ultrapassa Valentino Rossi e o grupo começa a agitar-se com mais mudanças de posições.

Passadas 15 voltas de corrida, Jorge Lorenzo na 14ª posição parecia aproximar-se um pouco de Miguel Oliveira mas este não facilitava.

O grupo perseguidor estava agora a partir-se com o afastamento de Andrea Dovizioso e Valentino Rossi, que deixavam para trás Danilo Petrucci, Franco Morbidelli, Miller e Alex Rins que numa manobra muito eficaz sobe à 5ª posição ultrapassando Miller e Morbidelli.

Miguel Oliveira continuava a perseguir Pol Espargaro e conseguia aproximar-se um pouco para 6 décimas de segundo.

A 5 voltas do final, Marc Marquez mantinha a sua liderança isolada e Dovizioso continuava na frente do grupo perseguidor, com Rossi no 3º lugar e os restantes já um pouco mais afastados.

Miguel Oliveira estava ao ataque e aproximava-se dos dois irmãos Espargaró que agora não distavam mais do que 2 décimas de segundo.

Pol Espargaro ultrapassava o seu irmão passando para o 11º lugar e Miguel Oliveira mantinha-se no 13º lugar atras agora de Aleix Espargaro.

Valentino Rossi manteve-se na perseguição a Dovizioso até ao final, conseguindo a ultrapassagem no limite da ultima volta, chegando assim ao 2º lugar.

Queda na ultima volta para Franco Morbidelli e Maverick Viñalles que se tocaram, permitindo a Miguel Oliveira ganhar 2 posições  e mais uma ainda que o levou ao 10º lugar da Geral.

Grande corrida de Miguel Oliveira que foi o melhor rookie e conseguiu o seu primeiro top10!!!

Parabéns Miguel! Grande orgulho!

 

 

 

author avatar
Pedro Mendes
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
2 Comentários
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
zericardo
zericardo
5 anos atrás

Miguel Oliveira 11º

TDNM
TDNM
5 anos atrás

Grande resultado do nosso Miguel.
Talvez o facto de ainda n ter pontos, dps de estar tão perto do Qatar, tenha pesado. A forma como tirou tempo aos espargaros dava a entender que tinha ritmo para passar mas, chegar é uma coisa e ultrapassar é outra. Fez bem em garantir sólidos pontos.
Difícilmente tem hipótese de ser o melhor estreante.
O Mir, com esta Suzuki é, quanto a mim claramente favorito, inclusive a pódios.
Pode e deve aspirar a ser a melhor KTM, penso que está perto do espargaro e agora que já conseguiu pontos é altura de por as garras de fora.
A Honda nas mãos do Márquez é uma máquina impressionante. Nunca imaginei que conseguisse fazer 15 voltas no segundo 39 e ainda assim acabar com pneu em bom estado. Tem que se tirar o chapéu…gostava de o ver noutra marca. De certeza que faria grandes coisas.
Em relação à minha favorita Yamaha. Dá pena ver aquela mota a sair das curvas. Perdem tanto na aceleração inclinados. Será binário a mais? O crossplane…
Não sei se já tinham ouvido falar da questão do volante de inércia da cambota.
Nos V’s esse volante pode ser externo ao motor enquanto nos I não conseguem pois o motor ficaria muito largo.
Ora sendo os motores selados, nos V está parte não o é, podendo ser mudada ao longo da época.
Ao que parece é um jogo MT delicado. Se o volante for MT leve a mota acelera demasiado rápido e a electrónica é obrigada a intervir para a roda não derrapar. Se for MT pesado a mota torna-se mt lenta a acelerar.
Acho injusto que esta questão não seja selada nos V, tal como é nos I.
Ao que parece o problema da Yamaha reside um pouco aqui. Aquele motor tem binario, muito binario, e antigamente a electrónica da casa resolvia estes casos. Ao que parece não o conseguem fazer com a electrónica imposta. (Foi precisamente isto que deu cabo da Suzuki há duas épocas atrás)
Não acredito que tenham mais binário que os outros mas as características deste binário são diferentes, uma vez que nem é bigbang nem screamer, é um misto, de forma a tirar o melhor dois mundos mas agora não tira o melhor de nenhum..
Enfim… É uma pena para mim ver a Yamaha de volta aos tempos em que raramente andava na frente e já começa a ser bom lutar por pódios. É mau sinal.
Talvez tenham mesmo que mudar de novo a filosofia tal como quando o Rossi chegou. Talvez um V ou uma forma à “Gigi”, que lhes permita mexer no volante de inércia tal como fazem nos V.

Cumprimentos

2
0
Would love your thoughts, please comment.x